22 C
Ilha Solteira
sábado - 18 maio - 2024
HomeCidadeProjeto da ETEC de Ilha Solteira é destaque nacional em iniciação científica

Projeto da ETEC de Ilha Solteira é destaque nacional em iniciação científica

Ilhadenoticias.com
Da Redação

O trabalho “Inventário, Manutenção e Operacionalização de Sistemas de Medição de Ondas e Ventos” concorre ao Prêmio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na modalidade Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic EM), que incentiva a participação de jovens estudantes na pesquisa científica.

+ ✅ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp 📲

Desenvolvido pela Escola Técnica Estadual (ETEC) de Ilha Solteira, em parceria com o Laboratório de Hidrologia e Hidrometria (LH2), da UNESP de Ilha Solteira, o trabalho foi selecionado para representar a universidade na disputa nacional. “O projeto me rendeu um crescimento pessoal muito grande, com muito aprendizado e experiências incríveis. Confesso que nem caiu a ficha ainda!”, diz a ex-aluna da ETEC, Julia Silva Belini, que, atualmente, é estudante de Engenharia Elétrica na UNESP.

Ela foi indicada para a cerimônia de entrega do prêmio, que será realizada em julho, durante a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Belém, no Pará.

🚨LEIA TAMBÉM🚨

👉POLÍTICA: MDB confirma pré-candidatura de Emanuel à Prefeitura de Ilha Solteira

👉POLÍCIA: Homem é agredido com pedaço de madeira e tem celular e carteiras furtados em bar da zona norte

👉ESPORTE: Ilhense Ivan Filho é destaque no Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista

Como tudo começou
Elaborado entre os anos de 2021 e 2022, o projeto original foi realizado como trabalho de conclusão de curso (TCC) dos estudantes Bruna Mendes, Leandro Lima, Gineton Cruz e Frederico Oliveira, do curso técnico em Eletrotécnica, da ETEC de Ilha Solteira.

Sob orientação do professor Evandro Fernandes da Cunha, o grupo construiu um Ondógrafo Direcional e um Submarino do tipo ROV.

Os equipamentos de baixo custo e alta performance para monitoramento de estruturas e reservatórios de barragens ficaram entre os dez melhores projetos da Feira Tecnológica Paula Souza (FETEPS). “A conquista abriu caminho para o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções para gestão de recursos hídricos. A experiência dos alunos da Etec de Ilha Solteira serve de base para formação de futuros profissionais de engenharia”, afirma o professor nos cursos de Eletrotécnica e Mecatrônica da ETEC de Ilha Solteira, Evandro Fernandes da Cunha.

Em 2023, enquanto cursava o Ensino Médio Integrado ao Técnico em Mecatrônica e o Técnico em Eletrônica na ETEC, Júlia deu sequência ao projeto ao lado de Pedro Henrique de Souza Menoni e Yan Inácio Vanin.

Eles aperfeiçoaram o Ondógrafo Direcional com instrumentos e recursos que permitiram aprimorar o equipamento e cumprir os objetivos do projeto.

Esse trabalho, feito por meio de iniciação científica, teve a orientação do professor do Departamento de Engenharia Civil da UNESP de Ilha Solteira, Geraldo de Freitas Maciel, com financiamento do CNPq e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

O documento resultante deste trabalho foi inscrito no 21º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq, categoria Pibic Ensino Médio, em Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. “A importância central deste prêmio é gerar representatividade para pesquisadores do Ensino Médio, além de oferecer ferramentas e deixar claro as possibilidades de conquistas que os alunos podem ter com dedicação”, diz o professor.

 

📲 Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais

OUTRAS NOTÍCIAS