18.5 C
Ilha Solteira
terça-feira - 21 maio - 2024
HomeCidade“Contação e Contos Africanos” abre o “Afrocentrando”; Sexta tem oficina de máscaras

“Contação e Contos Africanos” abre o “Afrocentrando”; Sexta tem oficina de máscaras

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

A “Contação e Contos Africanos”, com os atores Melissa Nascimento e Paulo Jordão, abriu na última sexta-feira (19), na sede da Cia. Melissa & Paulo, abriu a programação do Projeto “Afrocentrando”, contemplado no Edital da Lei Paulo Gustavo.

+ ✅ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp 📲

Tendo como plateia alunos da escola municipal “ABBS, “Contos Africanos” reúniu três histórias da tradição oral africana: “UBUNTU” que narra o episódio onde crianças de uma aldeia ao ganhar um cesto de doces de um visitante estrangeiro, tomam uma atitude que surpreenderá a todos. O segundo conto chama-se “OS CATADORES DE FRUTAS”, onde um jovem é levado até o centro da aldeia e recebe a maior homenagem de sua vida. Por fim, “A LENDA DAS ABAYOMIS”, conta sobre a boneca africana criada por mulheres negras nos porões dos navios de escravos para acalmar, proteger e dar alegrias às crianças que eram trazidas para um mundo completamente novo e assustador. Abayomi, na língua iorubá, significa ” encontro precioso”.

🚨LEIA TAMBÉM🚨

👉EDUCAÇÃO: Operação: Polícias prendem homem com mais de 600g de cocaína

👉OBRAS: Trecho de rodovia que “corta” rotatória será fechado em definitivo

👉ELEIÇÕES: Eleitor tem até 8 de maio para regularizar o título e poder votar nas Eleições 2024; Cartório fará plantão

A contação de histórias faz parte da programação do Projeto “Afrocentrando”, contemplado no Edital da Lei Paulo Gustavo destinado a apoiar financeiramente projetos que tenham por objeto a manutenção de atividades de Pontos de Cultura do Estado de São Paulo.

O Projeto “Afrocentrando” – educando com arte pluriétnica e decolonial resgata a ancestralidade como fonte de sabedoria, identidade, pertencimento e criatividade. Da tradição oral ao legado literário, esta edição do projeto de ocupação da sede da Cia Melissa e Paulo Teatro faz revisita aos legados culturais e artistas brasileiros da negritude. Traz também as novas produções artísticas e literárias e o protagonismo juvenil na construção da cidadania.

O projeto “Afrocentrando” é uma realização da Secretaria do Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo, por meio da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, com execução da Cia Melissa & Paulo Teatro.

🎭Oficina🎭
Nesta sexta-feira (26), dentro da programação da Festa Literária de Ilha Solteira (FLIS), o projeto continua com a oficina gratuita de confecção de máscaras com o tema “Continente Africano”.

A oficina propõe uma visitação ao universo das máscaras, das estampas africanas e seus significados. De forma prática, objetivo do projeto é trazer conhecimento das diferenciações étnicas e as riquezas culturais de todo o continente africano por meio de suas artes manuais. As padronagens, texturas, cores e técnicas como recurso de aprendizagem para o aprimoramento das habilidades manuais e referências estéticas.

A oficina será ministrada pelos artistas Melissa Nascimento e Paulo Jordão.

 

📲 Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais

 

OUTRAS NOTÍCIAS