22 C
Ilha Solteira
sábado - 18 maio - 2024
HomeCidadeComeça a nova edição da Festa Literária de Ilha Solteira; Confira a...

Começa a nova edição da Festa Literária de Ilha Solteira; Confira a programação

Ilhadenoticias.com
Da Redação

A 6ª edição da Festa Literária de Ilha Solteira (FLIS) começa nesta segunda-feira (22). Até o próximo sábado (27), serão promovidas uma série de ações e atividades, nas mais variadas modalidades artísticas, tendo a literatura como mote. A realização é do coletivo Celeiro Cultural, em parceria com a Fundação Cultural e Prefeitura de Ilha Solteira, por meio do Departamento Municipal de Cultura.

+ ✅ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp 📲

De hoje até a próxima sexta-feira (26), às 8h e às 9h30, acontece a Rota FLIS, uma atividade que inclui uma Mostra de Animação, com a exibição de curtas-metragens, um bate-papo musicado com o artista Guilherme Melo e uma visitação à Exposição de Arte dos alunos da Arno Hausser, no Centro Cultural.

Além disso, outras atividades acontecerão no decorrer da semana.

🚨LEIA TAMBÉM🚨

👉HOMENAGEM: Policiais militares são homenageados pela Câmara de Ilha Solteira

👉EDUCAÇÃO: Aluno do Instituto Federal de Ilha Solteira concorre a prêmio nacional do CNPq

👉EDUCAÇÃO: UNESP abre inscrições para Vestibular de Meio de Ano; Ilha oferece 160 vagas

Na terça-feira (23), às 19h30, no Cine Paiaguás, será promovido o debate “Produção Literária no Brasil”, com mediação de Edilva Bandeira e a participação de Carla Araújo e Igor Micheletto. A ação também contará com a presença de Tavinho Limma, que fará uma intervenção musical.

Na quarta-feira (24), haverá uma sessão de cinema gratuita por meio do Projeto Pontos MIS, a partir das 20h, no Cine Paiaguás.

Já na quinta-feira (25), às 20h, no Cine Paiaguás, a atividade “Unidos pela Poesia” realizará uma mostra de vídeos-poemas que foram produzidos durante a pandemia, além de um bate-papo sobre as produções, com mediação de Thiago Pereira.

Na sexta-feira (26), será promovida uma oficina de confecção de máscaras “Continente Africano”, a partir das 9h30, no Cine Paiaguás. A oficina propõe uma visitação ao universo das máscaras, das estampas africanas e seus significados. De maneira prática, o objetivo do projeto é trazer conhecimento das diferenciações étnicas e as riquezas culturais de todo o continente africano por meio de suas artes manuais. As padronagens, texturas, cores e técnicas como recurso de aprendizagem para o aprimoramento das habilidades manuais e referências estéticas. A oficina será ministrada pelos artistas Melissa Nascimento e Paulo Jordão.

Já às 14h15, no mesmo local, Edilva Bandeira e o professor Thiago Pereira comandarão uma roda de conversa sobre o processo de produção do livro “Uma Escola que Escreve”.

Mais tarde, às 19h, Edilene Spitaletti apresentará a palestra “A Mulher no Cinema”.

Em seguida, às 20h, haverá a exibição da Série Documental “Marcas” e bate-papo com a documentarista Edilene Spitaletti.

A FLIS será encerrada no sábado (27), com duas atividades. Às 17h, acontecerá uma reunião on-line do Clube de Leitura Ler é Viver para conversar sobre o livro “O Avesso da Pele”, de Jefferson Tenório. O encontro acontecerá via Google Meet e é livre para quem quiser participar, bastando se inscrever, previamente, pelo e-mail celeiroculturalisa@gmail.com.

Por fim, às 20h, na Praça dos Paiaguás, acontecerá uma nova edição do Sarau dos Amigos, marcando o encerramento da FLIS 2024.

Durante todos os eventos, a FLIS também promoverá o Espaço Brincarte, um “cantinho” onde as crianças podem ler, desenhar e pintar.

Também acontecerá a Feira de Troca de Livros, onde interessados podem levar livros e trocar por outros.

🚨Programação da FLIS 2024🚨

👉Segunda a sexta, de 22 a 26

8h e 9h30 – Rota FLIS – Mostra de curtas-metragens de animação nacionais e internacionais – Bate-papo musicado com Guilherme Melo
Espaço Brincarte: Espaço lúdico e Feira de Troca de Livros
Exposição Alunos da Arno Hausser
Centro Cultural

👉Terça-feira, dia 23

19h30, Atividade: Debate – Produção Literária no Brasil – Convidados: Carla Araújo e Igor Micheletto – Mediação: Edilva Bandeira – Intervenção musical: Tavinho Limma
Cine Paiaguás

👉Quarta-feira, dia 24

20h, Ponto MIS – cinema
Cine Paiaguás

👉Quinta-feira, dia 25

20h, Unidos pela poesia: Mostra de vídeo-poemas produzidos na pandemia e bate-papo sobre os desafios no processo de produção – Mediação: Thiago Pereira dos Santos
Cine Paiaguás

👉Sexta-feira, dia 26

9h30, Oficina de confecção de máscaras “Continente Africano”
Cine Paiaguás
14h15, Roda de conversa: Processo de produção do livro Uma Escola que Escreve: Interfaces da diversidade e representatividade sob a perspectiva da Equipe de Profissionais da E. E. Arno Hausser – Mediação: Thiago Pereira dos Santos e Edilva Bandeira
Cine Paiaguás
19h, Palestra: A mulher no cinema, com Edilene Spitaletti
Cine Paiaguás
20h, Exibição da Série Documental “Marcas” e bate papo com a documentarista Edilene Spitaletti
Cine Paiaguás

👉Sábado, dia 27

17h, Clube de Leitura Ler é Viver – “O Avesso da Pele”, de Jefferson Tenório
Encontro on-line via Google Meet
20h, Saraus do Amigos – Participações Brian Costa (intervenção teatral), Kamylla Vrech (música) e Academia Fiu Flut (dança)
Praça dos Paiaguás

Receba notícias pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais

 

OUTRAS NOTÍCIAS