23.3 C
Ilha Solteira
domingo - 19 maio - 2024
HomeCidadeAluno do Instituto Federal de Ilha Solteira concorre a prêmio nacional do...

Aluno do Instituto Federal de Ilha Solteira concorre a prêmio nacional do CNPq

Ilhadenoticias.com
Da Redação

Heitor Silva Zanqueta, aluno do ensino médio integrado ao técnico em Edificações do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Ilha Solteira, foi indicado para concorrer a uma premiação nacional.

+ ✅ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp 📲

O estudante vai concorrer no 21º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que tem como objetivo reconhecer os bolsistas de iniciação científica e tecnológica que se destacaram durante o ano sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final, bem como as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do Programa.

O aluno participou juntamente com outra discente, Luísa Roberta Guimarães, do projeto de pesquisa intitulado “Construção de Mapa Tátil Artesanal: possibilidades e potencialidades”, que foi desenvolvido entre 2021 e 2022 orientados pelo professor de Geografia, Eduardo Roberto Mendes, docente do campus.

🚨LEIA TAMBÉM🚨

👉CULTURA: Com entrada gratuita, Circuito SESC de Artes terá quatro horas de música, teatro e oficinas; Confira a programação

👉POLÍCIA: Golpe: Morador perde R$ 75 mil com o “mão fantasma”

👉EDUCAÇÃO: Inscrições abertas para Vestibulinho 2024 da ETEC; São 3 cursos e 120 vagas

O projeto teve como objetivo a construção de protótipos de Mapas Táteis que atendam à população com deficiência visual do campus e da cidade e teve a participação, na fase de testes, do professor Eder Pires de Camargo, da Unesp de Ilha Solteira, que é cego.

Heitor afirmou que “o projeto de iniciação científica me proporcionou experiências incríveis. Por meio dele foi possível participar de feiras e congressos científicos, conhecer pessoas e me familiarizar cada vez mais com a temática de inclusão. Posso afirmar que a pesquisa contribuiu, significativamente, para minha evolução como pessoa, fato bastante alavancado pelas pessoas ao meu redor, em especial meu orientador, professor Eduardo e parceira de pesquisa, Luísa. A abordagem temática é muito necessária no mundo hodierno e ver que frutos vêm sendo colhidos, por meio de premiações em eventos científicos, a exemplo da indicação no “Prêmio destaque de Iniciação Científica”, reafirma a imagem de que o projeto de IC foi bem executado e pautado com bastante esmero e dedicação”.

O resultado da premiação está previsto para o final do mês de abril de 2024 e toda comunidade Ifiana está na torcida para o prêmio vir para Ilha Solteira.

 

📲 Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais

 

OUTRAS NOTÍCIAS