25.3 C
Ilha Solteira
sexta-feira - 17 maio - 2024
HomeCidadeAPAE de Ilha Solteira inaugura salas multissensoriais

APAE de Ilha Solteira inaugura salas multissensoriais

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

Com o objetivo de inovar no tratamento das pessoas com deficiência e na educação especial, a APAE de Ilha Solteira inaugurou duas salas multissensoriais, também chamadas de “Salas Snoezelen”, que estimula os sentidos primários como o toque, o paladar, a visão, o som, o cheiro, sem existir a necessidade de recorrer às capacidades intelectuais dos indivíduos.

+ ✅ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp 📲

O Snoezelen é um método de estimulação sensorial desenvolvido na Holanda, com o objetivo de melhorar o bem-estar de pessoas com deficiências, severas ou profundas. O nome Snoezelen vem da junção de duas palavras, Snuffelen (procurar/explorar) e Doezelen (relaxar). Esta metodologia visa a estimulação de todos os sentidos (tato, visão, audição, olfato, paladar, proprioceptivo (órgãos do ouvido interno) e vestibular (que permite perceber localização, posição, orientações do corpo).

O método é utilizado no tratamento dos efeitos causados por deficiências, doenças mentais, demência, alterações de comportamento, hiperatividade, autismo, entre outras.

🚨LEIA TAMBÉM🚨

👉POLÍTICA: MDB confirma pré-candidatura de Emanuel à Prefeitura de Ilha Solteira

👉POLÍCIA: Homem é agredido com pedaço de madeira e tem celular e carteiras furtados em bar da zona norte

👉ESPORTE: Ilhense Ivan Filho é destaque no Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista

A APAE de Ilha Solteira inaugurou duas salas, uma branca e outras negra, onde a terapia será aplicada pelas equipes de profissionais da entidade. “As salas são ambientes com materiais e equipamentos multissensoriais, com o principal objetivo de estimular sensorialmente, promover relaxamento, estimular competências cognitivas, sociais e motoras. E os métodos terapêuticos utilizados servem para desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla e Transtorno do Espectro Autista (TEA).”, explicou o presidente da APAE, Francisco Carlos Malange.

A entidade conseguiu montar as salas com recursos vindos de várias frentes, principalmente emendas parlamentares, como da senadora Mara Gabrilli (solicitada pela vereadora Thereza Rocha) e do deputado estadual Paulo Fiorilo (solicitadas pelo vereador Antônio Carlos da Silva, o Toninho).

Uma das salas inauguradas pela APAE

Presenças
Além dos citados no texto acima, também participaram da inauguração o prefeito Otávio Gomes (PSD), o presidente da Câmara, vereador Alberto dos Santos Jr., o Beto (PSB), o vereador Cícero Aparecido da Silva (PDT), a secretária da Assistência Social, Cátia Buzola, autoridades de Selvíria e Itapura, entre outros.

 

📲 Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais

OUTRAS NOTÍCIAS