21.2 C
Ilha Solteira
sábado - 18 maio - 2024
HomeCidadeCTG inicia nova etapa dos testes das sirenes da Usina Hidrelétrica Ilha...

CTG inicia nova etapa dos testes das sirenes da Usina Hidrelétrica Ilha Solteira

Ilhadenoticias.com
Da Redação

A CTG Brasil inicia nesta quarta-feira (13), uma nova etapa no processo de implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE) da barragem da Usina Hidrelétrica Ilha Solteira, com realização de novos testes sonoros nas torres de sirenes instaladas logo abaixo da barragem – em uma área também chamada de Zona de Autossalvamento (ZAS).

+ ✅ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp 📲

Os primeiros testes sonoros na UHE Ilha Solteira foram realizados em março do ano passado. Esta segunda etapa tem por objetivo avaliar o alcance sonoro a partir das melhorias implementadas como a instalação de mais 1 torre de sirene na área interna da usina. Para as áreas externas, o sistema de alerta de emergência foi aprovado já nos primeiros testes pelas defesas civis de Ilha Solteira e Selvíria.

Os testes desta quarta-feira serão realizados no período da manhã, entre 9h e 12h. Durante a ação, serão testados quatro tipos de mensagens e as torres de sirenes serão acionadas pela sala de comando da usina, onde está instalado o sistema de supervisão e acionamento do PAE.

Enquanto isso, equipes da CTG Brasil estarão posicionadas em diferentes pontos da usina para coletar dados como pressão sonora e compreensão das mensagens de alerta.

O som poderá ser ouvido tanto pelas pessoas que residem na ZAS quanto nas proximidades, ou que estiverem transitando pela área no momento dos testes.

🚨LEIA TAMBÉM🚨

👉EMPREGO: Oportunidade de Emprego: Eldorado está com vagas abertas. Confira!

👉POLÍCIA: Usando um carrinho de mão, ladrões furtam freezer de obra na zona norte

👉SAÚDE: São Paulo decreta emergência para a Dengue; Ilha tem 3 casos

A população cadastrada nas áreas próximas à barragem já vem sendo avisada com antecedência dos testes, por meio de mensagens de SMS e Whatsapp, além de carro de som e publicação em redes sociais. “Os testes terão como principal objetivo avaliar o alcance sonoro das cornetas em sua potência máxima e a comunicação entre as torres e a sala de comando da usina, onde está instalado o centro de supervisão do sistema de alerta de emergência da barragem”, explica Pedro Nunes, gerente de Engenharia Civil & Segurança de Barragem da CTG Brasil.

Segundo o coordenador de implantação do PAE, Vitor Hugo de Morais, essa etapa de testes é importante para reavaliar o desempenho da rede de alerta de emergência na ZAS da barragem após as observações realizadas na primeira etapa dos testes. “A partir das melhorias efetuadas, esperamos que, com o sistema em sua capacidade máxima, todos os funcionários e visitantes das usinas possam compreender as mensagens de alerta”, diz.

O que é
Zona de Autossalvamento, ou apenas ZAS, é o nome dado para a área de impacto imediato, em caso de emergência, localizada logo abaixo da barragem. Neste caso, as torres de sirenes têm o papel de alertar, por meio da emissão de sinal sonoro, a população que vive nessas áreas a se dirigir até o ponto de segurança mais próximo, utilizando as rotas de evacuação já sinalizadas.

Nunes ressalta que o PAE tem caráter preventivo e todas as barragens administradas pela CTG Brasil são seguras, consideradas de baixo risco e operam dentro do que rege a Lei de Segurança de Barragens.

Próximos passos
A UHE Ilha Solteira conta com cinco torres de sirenes instaladas, três dentro da usina (ZAS interna) e duas fora (ZAS externa). Encerrada a fase de testes das torres de sirenes, a próxima fase de implantação do PAE consiste na ação de exercícios simulados de evacuação com as comunidades residentes na ZAS e a participação das Defesas Civis. Todas as ações na ZAS envolvendo a comunidade serão comunicadas com antecedência.

Receba notícias pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais

OUTRAS NOTÍCIAS