28.5 C
Ilha Solteira
sexta-feira - 5 dezembro - 2025
HomeCidadeBiblioteca terá nova edição do “Leiturinha” e curso sobre o teatro negro

Biblioteca terá nova edição do “Leiturinha” e curso sobre o teatro negro

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

A Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand promove esta semana duas ações do projeto “Manhã Literária – Afrocentrando”, que oferece oficinas, encontros e atividades culturais voltadas para a infância, com ênfase na literatura afro-brasileira e africana. A iniciativa é parte do programa do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, por meio da Política Nacional Aldir Blanc e do ProAc SP.

✅ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp 📲

Leiturinha
Na sexta-feira, a partir das 15h30, acontece o “Leiturinha”, com os mediadores Brian Costa e Quézia Rodrigues, da Cia. Melissa & Paulo. Eles apresentarão a leitura do livro “Quanta África tem no dia de alguém”, de Renata Fernandes. A obra faz uma deliciosa viagem pelas palavras de origem africana presentes no nosso cotidiano, explorando as histórias e significados que carregam.

Além da leitura, o público participará de dinâmicas artísticas e criativas, tornando a experiência interativa, divertida e inesquecível.


👉DESFILE: Ilha, 57 anos: Desfile de aniversário levará para a avenida o “Orgulho de ser Ilhense”

👉CÂMARA: Kokim veta projeto que obriga divulgação dos gastos com eventos em Ilha Solteira

👉EDUCAÇÃO: Quatro pesquisadores da UNESP de Ilha Solteira estão entre os melhores do mundo


Teatro Experimental do Negro
No sábado (11), a partir das 17h, será realizada a atividade formativa “Teatro Experimental do Negro: Arte, Educação e Narrativas Antirracistas”, ministrada pelo professor e ator Marcos da Cruz. A formação é gratuita e aberta ao público.

O encontro propõe uma imersão histórica e crítica no Teatro Experimental do Negro (TEN), movimento fundado por Abdias do Nascimento na década de 1940. O TEN marcou profundamente a cena cultural brasileira, afirmando a arte como espaço de resistência e emancipação. Por meio de textos, performances e reflexões, a atividade abordará os fundamentos do TEN e suas contribuições para a construção de narrativas antirracistas na arte e na educação, evidenciando como o teatro pode promover transformação social, valorização das identidades negras e diversidade cultural.

Valorização da cultura afro-brasileira
As ações fazem parte do Manhã Literária – Afrocentrando, que visa ampliar repertórios culturais, incentivar a leitura e estimular a construção de uma sociedade mais plural e justa.

O projeto é realizado pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, com execução da Brigueiro Participações e Serviços Teatrais e da Cia. Melissa & Paulo Teatro, em parceria com o Coletivo Celeiro Cultural e a Prefeitura de Ilha Solteira, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

 

📲 Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais

 

OUTRAS NOTÍCIAS