26.2 C
Ilha Solteira
sábado - 15 novembro - 2025
HomeCâmaraKokim veta projeto que obriga divulgação dos gastos com eventos em Ilha...

Kokim veta projeto que obriga divulgação dos gastos com eventos em Ilha Solteira

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

O prefeito Rodrigo Kokim (PL) vetou integralmente o Projeto de Lei nº 39/2025, de autoria do vereador Alessandro Rodrigues, o Tomate (PT), aprovado pela Câmara no dia 15 de setembro. A proposta determina que a Prefeitura divulgue, em painéis visíveis ao público, os valores pagos na realização e custeio de eventos artísticos, culturais e festivos organizados ou apoiados pelo Município.

✅ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp 📲

O projeto recebeu o apoio da maioria dos vereadores — sete votos favoráveis e dois contrários, dos parlamentares que integram a base do governo na Câmara: Alex Rocha e Sargento Carlos, ambos do PL.


🚨LEIA TAMBÉM🚨

👉FAPIC 2025: Rodeio da FAPIC 2025 terá a participação de peões estrelas de Ilha Solteira

👉EDUCAÇÃO: Quatro pesquisadores da UNESP de Ilha Solteira estão entre os melhores do mundo

👉CIDADE: Morre Zé Beto, referência no esporte em Ilha Solteira


De acordo com o texto aprovado, os painéis deveriam conter informações detalhadas sobre os gastos com artistas, sonorização, iluminação, tendas, banheiros químicos, painéis de LED e demais custos estruturais. A proposta, segundo o vereador Tomate, visava ampliar a transparência no uso dos recursos públicos durante os eventos promovidos pela Prefeitura.

No entanto, o prefeito Rodrigo Kokim vetou o projeto, alegando inconstitucionalidade, ilegalidade e contrariedade ao interesse público. Na justificativa do veto, o chefe do Executivo argumentou que a proposta cria novas atribuições e despesas para o Poder Executivo, o que seria de iniciativa exclusiva do prefeito, conforme previsto na Constituição Federal e na Lei Orgânica do Município.

Segundo o texto do veto, a implantação obrigatória de painéis representaria aumento de gasto público sem previsão orçamentária e configuraria “vício formal insanável por inconstitucionalidade orgânica”. O documento cita ainda decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que reforçam a reserva de competência do Executivo para leis que impliquem novas obrigações administrativas ou financeiras.

Apesar de reconhecer a boa intenção da proposta, Kokim defendeu que a medida “invade competência específica do Poder Executivo Municipal”, violando o princípio da separação dos poderes e as regras da responsabilidade fiscal.

O veto total ao Projeto de Lei nº 39/2025 foi encaminhado à Câmara Municipal. A votação que decidirá se o veto será mantido ou derrubado ainda não tem data para acontecer.

 

📲 Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais

OUTRAS NOTÍCIAS