Douglas Cossi Fagundes
Da Redação
A Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand promove esta semana duas ações do projeto “Manhã Literária – Afrocentrando”, que oferece oficinas, encontros e atividades culturais voltadas para a infância, com ênfase na literatura afro-brasileira e africana. A iniciativa é parte do programa do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, por meio da Política Nacional Aldir Blanc e do ProAc SP.
+ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp
Leiturinha
Na sexta-feira, a partir das 15h30, acontece o “Leiturinha”, com os mediadores Brian Costa e Quézia Rodrigues, da Cia. Melissa & Paulo. Eles apresentarão a leitura do livro “Quanta África tem no dia de alguém”, de Renata Fernandes. A obra faz uma deliciosa viagem pelas palavras de origem africana presentes no nosso cotidiano, explorando as histórias e significados que carregam.
Além da leitura, o público participará de dinâmicas artísticas e criativas, tornando a experiência interativa, divertida e inesquecível.
DESFILE: Ilha, 57 anos: Desfile de aniversário levará para a avenida o “Orgulho de ser Ilhense”
CÂMARA: Kokim veta projeto que obriga divulgação dos gastos com eventos em Ilha Solteira
EDUCAÇÃO: Quatro pesquisadores da UNESP de Ilha Solteira estão entre os melhores do mundo
Teatro Experimental do Negro
No sábado (11), a partir das 17h, será realizada a atividade formativa “Teatro Experimental do Negro: Arte, Educação e Narrativas Antirracistas”, ministrada pelo professor e ator Marcos da Cruz. A formação é gratuita e aberta ao público.
O encontro propõe uma imersão histórica e crítica no Teatro Experimental do Negro (TEN), movimento fundado por Abdias do Nascimento na década de 1940. O TEN marcou profundamente a cena cultural brasileira, afirmando a arte como espaço de resistência e emancipação. Por meio de textos, performances e reflexões, a atividade abordará os fundamentos do TEN e suas contribuições para a construção de narrativas antirracistas na arte e na educação, evidenciando como o teatro pode promover transformação social, valorização das identidades negras e diversidade cultural.
Valorização da cultura afro-brasileira
As ações fazem parte do Manhã Literária – Afrocentrando, que visa ampliar repertórios culturais, incentivar a leitura e estimular a construção de uma sociedade mais plural e justa.
O projeto é realizado pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, com execução da Brigueiro Participações e Serviços Teatrais e da Cia. Melissa & Paulo Teatro, em parceria com o Coletivo Celeiro Cultural e a Prefeitura de Ilha Solteira, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui
Receba notícias pelo Whatsapp
Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome
O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto
Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais