16.5 C
Ilha Solteira
terça-feira - 8 julho - 2025
HomeCidadeViolência contra a mulher: Operação da PM realiza “Visita solidária” e orienta...

Violência contra a mulher: Operação da PM realiza “Visita solidária” e orienta sobre uso de aplicativo

Ilhadenoticias.com
Da Redação

A Polícia Militar do Estado de São Paulo, em função do “Agosto Lilás”, campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, vem promovendo a Operação Shamar (do verbo “proteger”, “cuidar”).

Durante a operação, a corporação vem realizando ações preventivas e educativas, como visitas às mulheres que foram vítimas de violência doméstica, palestras e divulgação de ferramentas desenvolvidas para proteger mulheres que possuem medidas protetivas, como o aplicativo “SOS Mulher”.

Segundo o capitão André Luiz Caldeira, comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Ilha Solteira, na área da 2ª Companhia vem sendo realizada a “Visita Solidária”, que é uma visita feita pela “Patrulha Maria da Penha”, na qual policiais militares entram em contato com vítimas de violência doméstica e fornecem orientações sobre o uso do aplicativo “SOS Mulher”.

O capitão ressalta a importância de potenciais vítimas de violência doméstica acionarem a Polícia Militar, por meio do telefone 190, sempre que se sentirem ameaçadas ou forem alvo de qualquer tipo de coação. Além disso, destacou a necessidade de registrar os crimes sofridos na delegacia da mulher, por meio de boletim de ocorrência. “Com certeza as vítimas de violência serão muito bem recepcionadas pela delegada Dra. Carolina Tucunduva da Silva e sua equipe”, afirmou o capitão.

André Caldeira afirmou, ainda, que as ações da Polícia Militar durante o “Agosto Lilás” demonstram a importância de unir forças na luta contra a violência doméstica. “Essas ações ressaltam o papel crucial das forças de segurança e da sociedade em geral no enfrentamento desse desafio social”, disse Caldeira.

Aplicativo SOS Mulher
O aplicativo SOS MULHER tem como objetivo promover ação protetiva às mulheres em situação de vulnerabilidade. Desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, o aplicativo possibilita que pessoas abrangidas por medida protetiva concedida pela Justiça, acionem o serviço de emergência 190 nos casos de risco à integridade física ou a própria vida.

Basta pressionar o botão ‘Peça Socorro’ e a solicitação gera um alerta que é encaminhado ao Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), e, pelas coordenadas geográficas do celular, será enviada a viatura, sem a necessidade da ligação ao 190”.

Como se cadastrar
Após obter na Justiça a medida protetiva contra a pessoa agressora, a interessada poderá se cadastrar no site (www.sosmulher.sp.gov.br) e ter acesso ao aplicativo.

Siga o ilhadenotícias.com no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

OUTRAS NOTÍCIAS