29.6 C
Ilha Solteira
quinta-feira - 17 setembro - 2026
HomeCidadeVice-prefeito fala em “tremenda injustiça” e pede diálogo com a Câmara após...

Vice-prefeito fala em “tremenda injustiça” e pede diálogo com a Câmara após abertura de processo

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

O vice-prefeito de Ilha Solteira, delegado Miguel Gomes da Rocha Neto (Republicanos), classificou como uma “tremenda injustiça” a abertura de um processo na Câmara Municipal que pode culminar na cassação do mandato do prefeito Rodrigo Kokim (PL). Até o momento, ele foi o único integrante do Governo Municipal a se manifestar publicamente sobre o caso.

✅ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp 📲

Em vídeo publicado nas redes sociais, Miguel Rocha também pediu diálogo entre o Executivo e o Legislativo e defendeu a “superação dos problemas” que envolvem o município.

A Câmara de Ilha Solteira acatou, por unanimidade, na segunda-feira (14), uma denúncia assinada pela advogada Raquel Batista de Sobral, que pede a abertura de uma Comissão Processante contra o prefeito.

A denúncia reúne documentos atribuídos à CETESB, Polícia Militar Ambiental, Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e à própria Prefeitura. O foco principal são supostas irregularidades relacionadas à gestão dos resíduos sólidos do município (leia clicando aqui).


🚨LEIA TAMBÉM🚨 

👉ESPORTE: Judoca de Ilha Solteira é vice-campeão paulista

👉EDUCAÇÃO: FATEC abre inscrições de vestibular 2027; São 40 vagas em Ilha Solteira

👉PREFEITURA: Servidor de Ilha Solteira que não fizer Censo Previdenciário pode ter salário suspenso; Veja como participar


Vice-prefeito fala em “injustiça”
No vídeo, Miguel Rocha classificou a abertura do processo como “uma tremenda injustiça” e relembrou que, no ano passado, a Câmara também abriu uma Comissão Processante contra ele, a partir de uma denúncia apresentada pela mesma advogada.

O processo acabou sendo arquivado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (leia clicando aqui). “No ano passado fui vítima dessa Câmara Municipal. De injustiça, de perseguição política, pura e simples”, afirmou.

O vice-prefeito também criticou o embate político entre os Poderes e afirmou que os vereadores deveriam priorizar ações em benefício da população, como a busca por recursos e melhorias para o município. “Pelo contrário, só está atrasando o trabalho da Prefeitura Municipal, só está atrasando o trabalho da Câmara Municipal, que vai ficar parada, tentando decidir, uma coisa que já deveria ter sido superada”, disse o vice-prefeito.

Problema do lixo
Ao comentar as supostas irregularidades que motivaram a denúncia e a abertura da Comissão Processante, Miguel Rocha afirmou que o problema relacionado aos resíduos sólidos “surgiu na gestão passada”. “O problema do lixo, que não é novo, que não é recente. E que as pessoas já sabiam, que os vereadores já sabiam desse problema. E agora, querem alegar que não sabiam daquilo. Como pode pessoal?”, disse no vídeo.

Pedido de diálogo
No final da gravação, Miguel Rocha afirmou que é necessário trabalhar por uma cidade melhor, em vez de manter o embate político, e disse que já havia solicitado diálogo com a Câmara. “Já pedi um diálogo com a Câmara, mas isso não ocorreu. A Câmara não me procurou. Ninguém na Câmara me procurou para dialogar. Eles continuam no embate. Isso não é necessário. A nossa cidade merece mais. Vamos trabalhar, vamos superar esses problemas”, finalizou o vice-prefeito.

Câmara
O Ilha de Notícias procurou a Câmara Municipal de Ilha Solteira para que se manifestasse sobre o vídeo publicado pelo vice-prefeito.

O presidente do Legislativo, vereador Ricardo Casagrande (MDB), por meio de sua assessoria, informou que a resposta será dada institucionalmente durante a próxima sessão da Câmara, marcada para segunda-feira (21).

Comissão Processante
A primeira reunião da Comissão Processante, formada por Murilo Lima (PT), presidente; Valdir Rocha (PSD), relator; e Alex Rocha (PL), membro, estava prevista para acontecer nesta quinta-feira (17).

Após a reunião, o prefeito Rodrigo Kokim será notificado e terá prazo de 10 dias para apresentar defesa prévia.

Na sequência, a comissão terá cinco dias para emitir parecer pelo prosseguimento ou pelo arquivamento da denúncia.

Caso o processo avance, serão realizadas as demais etapas previstas em lei, incluindo a produção de provas e a garantia do contraditório e da ampla defesa.

Ao final, se as acusações forem consideradas procedentes, o processo poderá resultar na cassação do mandato, conforme o quórum exigido pela legislação.

 

📲 Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais

OUTRAS NOTÍCIAS