Douglas Cossi Fagundes
Da Redação
Durante sessão realizada na semana passada, a Câmara de Ilha Solteira analisou uma série de indicações apresentadas pelos vereadores ao prefeito Rodrigo Kokim (PL). Ao todo, 25 indicações foram lidas em plenário, contemplando solicitações e sugestões de ações em diferentes áreas da administração municipal.
+ ✅ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp 📲
A maior parte das proposituras é de autoria do líder da oposição, vereador Alberto dos Santos Júnior, o Beto (PSD). Também apresentaram indicações os vereadores Sargento Carlos (PL) e Docílio José Correia Feitosa, o Cido (União Brasil).
Entre as matérias protocoladas, chamaram atenção quatro anteprojetos de lei encaminhados ao Executivo para análise de viabilidade, todos voltados à criação de políticas públicas permanentes.
LEIA TAMBÉM
CARNAVAL: “Vai-Vai”, Facmol e Banda Elektra animam o “Ilha Folia”; Confira a programação
CÂMARA: Projeto que amplia acesso a medicamentos na Farmácia Municipal é vetado
🚨Confira o resumo dos anteprojetos apresentados🚨
👉Programa Campo Acolhedor
De autoria do vereador Docílio José Correia Feitosa, o Cido (União Brasil), o anteprojeto propõe a criação do Programa Municipal de Apoio à Produção Leiteira e de Corte – Campo Acolhedor. A iniciativa tem caráter assistencial e visa apoiar pequenos produtores da agricultura familiar, assentamentos e cinturão verde, por meio da implantação de capineiras com o capim BRS Capiaçu. O objetivo é garantir alimento de qualidade ao rebanho durante períodos de estiagem, reduzir custos, ampliar a produtividade e incentivar também a produção de hortifrúti, com apoio técnico do município.
👉Cursinho Popular de Ilha Solteira
Apresentado pelo vereador Alberto dos Santos Júnior (PSD), o anteprojeto cria o Cursinho Popular de Ilha Solteira, voltado a jovens e adultos de baixa renda. A proposta prevê aulas preparatórias gratuitas para o Enem, vestibulares e concursos públicos, em parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a Secretaria Municipal da Juventude e outras instituições. A iniciativa busca democratizar o acesso ao ensino superior e ampliar oportunidades educacionais no município.
👉Projeto Jovem Empreendedor nas Escolas
Também de autoria do vereador Beto (PSD), o anteprojeto institucionaliza o Projeto Jovem Empreendedor nas Escolas, desenvolvido no município desde 2023. A proposta transforma a iniciativa em política pública permanente, incentivando o empreendedorismo entre estudantes do ensino médio por meio de oficinas, palestras, mentorias, visitas técnicas e feiras de negócios, em parceria com o IFSP, a ACEIS e o Departamento Municipal da Juventude.
👉Política integrada de atendimento à população em situação de rua
Outro anteprojeto apresentado pelo vereador Alberto dos Santos Júnior (PSD) propõe a adoção de ações integradas para atendimento às pessoas em situação de rua. A iniciativa prevê levantamento social, fortalecimento da abordagem humanizada pelas equipes do CRAS e CREAS, estudo para implantação de casa de passagem, garantia de acesso à rede de saúde e criação de programas de reinserção social, como frentes de trabalho e capacitação profissional.
As indicações e anteprojetos seguiram para análise do Poder Executivo, que avaliará a viabilidade técnica, financeira e jurídica de cada proposta antes de eventual encaminhamento como projetos de lei à Câmara Municipal.
📲 Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui
Receba notícias pelo Whatsapp
Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome
O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto
Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais















