24.4 C
Ilha Solteira
sábado - 24 fevereiro - 2024
HomeCidadeUsina fotovoltaica já está sendo construída em Ilha; Expectativa é de geração...

Usina fotovoltaica já está sendo construída em Ilha; Expectativa é de geração de 700 empregos

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

A EDPR Brasil já iniciou a construção da usina fotovoltaica Novo Oriente Solar, que terá capacidade de gerar até 250 MWac (MW corrente alternada). A expectativa é que sejam gerados 700 empregos diretos, número que pode dobrar se considerado os trabalhadores envolvidos indiretamente na construção.

O prefeito Otávio Gomes (PSDB) este reunido, na Prefeitura, com a equipa da EDPR Energia do Brasil S.A.. O objetivo foi a apresentação do projeto da usina, o cronograma de cada etapa do processo, além de outros detalhes do empreendimento. “Este investimento reforça a orientação estratégica da EDP Brasil, sendo o maior projeto de larga escala a fim de ampliar sua participação no segmento de geração solar”, informou a empresa em comunicado divulgado em 2022.

A Novo Oriente está sendo construída em uma área na Fazenda Paraíso, na zona rural de Ilha Solteira, pela mesma companhia responsável pela usina fotovoltaica construída em Pereira Barreto. “As negociações com a empresa começaram há quase quatro anos e vieram evoluindo. Agora, com os incentivos que oferecemos, o empreendimento já é uma realidade. Serão centenas de empregos gerados, além de um acréscimo importante na arrecadação do Município”, disse o prefeito Otávio Gomes.

A usina solar de Ilha Solteira será maior do que a construída em Pereira Barreto. Ela deve ser formada por seis parques, ou seis mini usinas, formando o Complexo Novo Oriente, que terá uma capacidade de gerar 250 MWac.

A expectativa inicial é que o empreendimento gere 700 empregos diretos. Mas acredita-se que o número pode ser bem maior, podendo até dobrar. “É importante salientar que serão contratados vários tipos de profissionais para diversas áreas e atividades. Os empregos serão temporários. Porém, como esses profissionais serão capacitados pela EDPR Brasil, além de adquirirem conhecimento e experiência no ramo, poderão trabalhar futuramente em outras empresas, e também serem contratados novamente pela própria empresa para outros trabalhos e empreendimentos’, disse o gerente de construção da EDPR Brasil, Thiago Conde.

Outro ponto positivo, é que Ilha Solteira conseguirá, com a instalação da usina, aumentar a sua arrecadação, ganhando maior poder de investimento em outras áreas, com saúde, educação e infraestrutura.

O prefeito Otávio Gomes disse que desde o início da negociação com a EDPR Brasil, não mediu esforços para trazer a empresa para o Município. “E com ela vem emprego e renda para os trabalhadores, mas recursos para os cofres públicos, além de diversos benefícios indiretos”, afirmou Gomes.

A expectativa é que a usina entre em operação no segundo semestre de 2024.

Siga o ilhadenotícias.com no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

OUTRAS NOTÍCIAS