Douglas Cossi Fagundes
Da Redação
As unidades de saúde de Ilha Solteira abrirão aos sábados, das 8h às 12h, para vacinação contra a gripe e COVID e atualização da caderneta. A ação acontece já a partir de amanhã (3).
A vacina da gripe, disponível para todas as pessoas com mais de seis meses de idade, garante a proteção contra três subtipos do vírus (H1N1, H3N2 e Influenza B). Vale reformar que as vacinas contra Influenza/gripe e contra COVID-19 podem ser feitas no mesmo dia.
A influenza é uma infecção respiratória aguda que pode ser causada por diferentes tipos de vírus. A vacina é composta por fragmentos dos vírus da influenza, o que estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos contra esses vírus, protegendo o indivíduo. Os sintomas incluem febre, tosse, dor de cabeça, dor no corpo e fadiga, podendo levar a complicações graves como pneumonia, bronquite e até mesmo à morte.
Já a dose de reforço da vacina bivalente contra a COVID-19 está disponível para maiores de 18 anos.
A nova dose está disponível para quem já completou o esquema primário com duas doses (no caso de quem recebeu Pfizer, Coronavac ou AstraZeneca, ou dose única, no caso da Janssen) e teve o primeiro reforço há, no mínimo, quatro meses.
Além das pessoas com mais de 18 anos, também já podem receber o imunizante aquelas com comorbidades (comprovadas com laudo), os profissionais de saúde, gestantes e puérperas (que tiveram filhos recentemente), os imunocomprometidos e as pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPs).
A vacina bivalente contra a COVID-19 é uma atualização dos primeiros imunizantes utilizados, já que protege contra a cepa original da doença e também contra a subvariante ômicron. Com este reforço, o objetivo é ampliar a resposta imune da população.
Atualização caderneta
A campanha de atualização da caderneta de vacinação é para crianças e adolescentes com até 15 anos de idade.
O objetivo das campanhas é reduzir o risco de reintrodução da poliomielite no país e garantir que crianças e adolescentes recebam todas as vacinas recomendadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). “É importante que os pais e responsáveis levem os filhos até as unidades de saúde mais próxima para receber as vacinas e, assim, atualizar a situação vacinal. Não podemos abrir as portas para doenças, como a paralisia infantil e tantas outras que podemos evitar por meio de vacinas seguras e que são oferecidas gratuitamente pelo SUS”, informou a Vigilância Epidemiológica.
As coberturas vacinais no Brasil vêm apresentando um processo de queda nos últimos anos, provocando sérios problemas à saúde da população. Esse fato fica enfatizado pelo aumento de casos de algumas doenças ou reintrodução da transmissão delas, principalmente daquelas que já estavam controladas, como o sarampo, por exemplo.
Siga o ilhadenotícias.com no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui
Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp
Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome
O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto
Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook