33.7 C
Ilha Solteira
quinta-feira - 19 fevereiro - 2026
HomeCidadeSexta é dia de “Leiturinha” na Biblioteca Pública; Livro “Bucala, a Pequena...

Sexta é dia de “Leiturinha” na Biblioteca Pública; Livro “Bucala, a Pequena Princesa do Quilombo de Cabula” é o destaque

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

A Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand, em Ilha Solteira recebe nesta sexta-feira, 19 de fevereiro, a partir das 15h30, mais uma edição do projeto “Leiturinha”, atividade gratuita voltada ao público infantil. Nela, os monitores Quézia Rodrigues e Brian Costa conduzirão a leitura coletiva de uma história do livro “Bucala, a Pequena Princesa do Quilombo de Cabula”, de Davi Nunes.

+ ✅ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp 📲

O conta a história de uma linda princesa quilombola que tem o cabelo crespo em formato de coroa de rainha. Ela possui poderes que protegem o quilombo. Bucala voa no pássaro-preto, cavalga na onça suçuarana, mergulha no reino da rainha das águas doces e aprende toda a sabedoria dos reinos africanos com o sábio ancião Bem-preto-de-barbicha-bem-branca.

Após a leitura, os arte-educadores irão propor uma atividade lúdica com as crianças, incentivando a expressão criativa a partir dos temas trabalhados no livro.


🚨LEIA TAMBÉM🚨

👉CIDADE: Prédio da cooperativa de reciclagem volta a pegar fogo; Coleta não será interrompida

👉EDUCAÇÃO: Ilha avança e recebe Selo Ouro de Alfabetização do MEC

👉CÂMARA: Câmara aprova R$ 3,8 milhões para a saúde e entidades de Ilha Solteira


Literatura e valorização da cultura afro-brasileira 
O “Leiturinha” integra a programação da Manhã Literária – Afrocentrando, iniciativa que promove oficinas, encontros e atividades culturais voltadas à infância, com foco na literatura afro-brasileira e africana. O projeto busca ampliar o repertório cultural das crianças, estimular o hábito da leitura e valorizar a diversidade, contribuindo para a formação de uma sociedade mais plural e inclusiva.

A ação é uma realização do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, com execução da Brigueiro Participações e Serviços Teatrais e da Cia. Melissa & Paulo Teatro, em parceria com o Coletivo Celeiro Cultural e a Prefeitura de Ilha Solteira, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

 

📲 Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais

OUTRAS NOTÍCIAS