23.6 C
Ilha Solteira
quinta-feira - 17 abril - 2025
HomeCidadeRobôs projetados na UNESP de Ilha Solteira disputam campeonato

Robôs projetados na UNESP de Ilha Solteira disputam campeonato

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

A equipe de robótica Tera, da UNESP de Ilha Solteira, participa nesta semana da RoboCore Experience, o maior evento de combate de robôs no maior festival de tecnologia do mundo, a Campus Party.

Os estudantes unespianos competirão em seis categorias distintas com os robôs de combate projetados e construídos na UNESP de Ilha Solteira. A equipe Tera conta com 30 integrantes.

Na competição de robôs de combate, a equipe Tera disputará nas categorias Hobbyweight – 5,44kg e Beetleweight – 1,36kg. Já na competição de sumô, os robôs disputarão as categorias sumô autônomo – 3kg, sumô lego – 1kg e sumô rádio controlado – 3kg. Na competição seguidor de linha, o robô da Unesp de Ilha Solteira disputará na categoria seguidor de linha – pro autônomo. “Depois de meses de muitos estudos e dedicação em nossos robôs, finalmente está chegando o evento mais aguardado do ano, a RoboCore Experience!”, escreveu a equipe Tera em seu perfil no Instagram.

A equipe levará para a competição quatro robôs. “Nós temos uma sala onde construímos os nossos robôs. Atualmente, trabalhamos em quatro robôs, um de sumô, dois de combate e um seguidor de linha. O nosso sumô é um robô híbrido, ou seja, ele é tanto autônomo, se movimenta sozinho, quanto rádio controlado. Um dos nossos de combate é da categoria Beetleweight e o outro é da categoria Hobbyweight. O robo seguidor é autônomo e sua finalidade é completar um trajeto demarcado por uma fita branca numa pista o mais rápido possível”, explicou o estudante José Vitor, diretor de Marketing da Tera.

Segundo ele, equipes de todo o mundo participam da competição, que reuniu cerca de 50 equipes em sua última edição. Cerca de 200 mil pessoas prestigaram o evento. “Na última competição nós tínhamos dois sumôs e ambos ficaram em oitavo lugar. O de combate Hobby não conseguiu batalhar por problemas técnicos. O Beetleweight ficou em 21°. E o seguidor também não conseguiu andar por problemas técnicos”, relatou.

RoboCore Experience
Desde 2005, a RoboCore realiza eventos de robótica no Brasil, com os famosos Combate de Robôs e outras categorias.

Essas competições tem o propósito de incentivar estudantes das maiores universidades do mundo e apaixonados pelo esporte, a desenvolverem novas tecnologias.

Os eventos proporcionam um espetáculo para todo o público, que assiste e vibra com as batalhas de robôs de até 27kg.

Em 2018, a RoboCore produziu o maior evento de Combate de Robôs do mundo, contando com mais de 1.300 competidores e 540 robôs.
Após esse grande marco, sentiu-se a necessidade de expandir os horizontes e criar mais que um evento de combate, uma experiência no universo da robótica.

Foi então que nasceu a RoboCore Experience, realizada dentro de um festival a sua altura: a Campus Party Brasil.

Campus Party Brasil
A Campus Party é o maior festival de tecnologia, empreendedorismo, ciência e disruptividade do mundo, com mais de 70 edições realizadas em 30 países.

Um ambiente imersivo de disrupção, educação e criatividade, onde nossas comunidades são parte essencial da experiência, mobilizando a transformação.

A 15ª edição da Campus Party Brasil começa hoje (25) e termina no dia 30. Considerado a maior experiência tecnológica em internet das coisas, blockchain, games, cultura maker, educação e empreendedorismo do mundo, o evento será realizado no Pavilhão de Exposição do Distrito Anhembi, na capital paulista.

Siga o ilhadenotícias.com no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

OUTRAS NOTÍCIAS