28.4 C
Ilha Solteira
sábado - 24 fevereiro - 2024
HomeCidadeRanking coloca a UNESP no top 10 de universidades da América Latina

Ranking coloca a UNESP no top 10 de universidades da América Latina

Ilhadenoticias.com
Da Redação

A 13ª edição do QS University Rankings for Latin America 2024 apontou a UNESP como a 10ª melhor universidade da região, entre 430 instituições avaliadas.

Depois de ficar na 12ª posição no levantamento latinoamericano em 2022, este é o segundo ano consecutivo em que a UNESP sobe de posição no ranking regional.

O levantamento é produzido pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds, especializada na análise do ensino superior.

Em termos gerais, o levantamento apontou a USP na primeira posição, seguida pela Pontificia Universidad Católica do Chile e pela Unicamp, em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Além da UNESP, a outra instituição brasileira entre as dez primeiras posições é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na oitava colocação.

A avaliação contemplou 430 instituições de 25 países, sendo 97 delas do Brasil. O levantamento completo pode ser visto na página oficial do ranking.

Para classificar as universidades, o ranking regional produzido pela QS considera, essencialmente, cinco critérios:

impacto e produtividade da pesquisa;
compromisso com ensino;
empregabilidade;
impacto on-line;
internacionalização.

Dentro desses critérios são adotados nove indicadores, cada um com um peso na nota total: Docentes com Doutorado; Artigos por Docente; Rede de Pesquisa Internacional; Impacto na Web; Reputação do Corpo Docente; Reputação com o Empregador; Citações por Artigo; e Docentes por Aluno.

Ainda que alguns desses indicadores usem os mesmos dados empregados na edição global do ranking de universidades, como a reputação do corpo docente e a reputação entre os empregadores, cabe ressaltar que boa parte dos indicadores é ajustado levando em consideração o contexto das universidades da América Latina.

A elaboração do ranking publicado, ontem, foi realizada a partir da análise de 17,5 milhões de artigos científicos e mais de 140 milhões de citações de artigos, bem como considerou mais de dois milhões de menções por parte de acadêmicos e 617 mil indicações de empregadores.

Ao comparar os resultados do ano passado com os resultados desta edição, nota-se que a Unesp alcançou o primeiro lugar na região no indicador Docentes com Doutorado -no ano passado ocupava a terceira posição.

Houve melhora também no indicador Reputação com Empregador (do 48° para o 40° lugar) e em Docentes por Aluno (de 191° para 158°).

Os investimentos estratégicos e bem direcionados realizados pela UNESP nos últimos anos sinalizam para melhora consistente na qualidade da formação de recursos humanos e das pesquisas, refletidas nos principais indicadores utilizados pelos rankings acadêmicos.

Fonte: Comissão dos Rankings da UNESP

Siga o ilhadenotícias.com no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

OUTRAS NOTÍCIAS