Ilhadenoticias.com
Da Redação
A Prefeitura de Ilha Solteira, por meio do Departamento de Água e Esgoto, começou a investigar a existência de ligações clandestinas de água pluvial na rede de esgoto do Município.
As tubulações da rede pública são dimensionadas para receber somente resíduos domésticos. Com o direcionamento indevido da água da chuva para o esgoto, as redes coletoras ficam sobrecarregadas. E, quando isso acontece, há risco de rompimento dessas tubulações, ocasionando mau cheiro, o retorno do esgoto para as residências e até o rompimento em vias públicas.
Para identificar essas ligações clandestinas, a Prefeitura vem utilizando um fumacê não tóxico (foto), aplicado na rede de esgoto, através dos poços de visitas (aquelas tampas de ferro que ficam no meio da rua). Ao ser injetada, a fumaça percorre o caminho inverso ao do esgoto, apontando onde há ligação direta da rede pluvial (água da chuva) ao esgoto cloacal (sistema constituído por tubos, caixas e fossas, destinados a conduzir o esgoto proveniente de banheiros e cozinhas. “O objetivo é verificar se a fumaça sai nos sistemas de drenagem pluvial das residências, como ralos que coletam água das chuvas, da limpeza de piscinas e também redes internas localizadas em quintais e jardins. Se confirmada a existência de ligações clandestinas, o proprietário ou usuário do imóvel será notificado e será dado um prazo para que seja feita a regularização”, explicou o diretor do Departamento de Água e Esgoto, Valdeci Ferreira.
Além dos prejuízos ao sistema sanitário, as ligações clandestinas também afetam o meio ambiente, pois quando o esgoto é destinado à rede pluvial, é lançado diretamente nos mananciais, sem passar pelas estações de tratamento.
Siga o ilhadenotícias.com no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui
Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp
Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome
O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto
Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook