28.4 C
Ilha Solteira
sábado - 24 fevereiro - 2024
HomeCidadePela primeira vez, urnas eletrônicas serão utilizadas em Ilha Solteira para eleição...

Pela primeira vez, urnas eletrônicas serão utilizadas em Ilha Solteira para eleição de conselheiros tutelares

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

Pela primeira vez na história, as urnas eletrônicas serão utilizadas em Ilha Solteira para o processo de escolha dos cinco conselheiros tutelares no dia 1º de outubro deste ano.

Na última sexta-feira (14), no Cartório Eleitoral, as urnas eletrônicas que serão utilizadas na eleição foram preparadas. O processo foi acompanhado por membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que organiza a eleição, além de alguns candidatos. A presidente da Comissão Eleitoral, Suzana Camargo Rosa, também presenciou a preparação.

A presidente do CCMDCA, Juliana Lacerda Ferreira, disse que o processo eleitoral será “diferente e bem mais rápido. A gente está com a expectativa de antes das 18 horas liberar esse resultado”.

Ela também afirmou que o Conselho e a Justiça Eleitoral estão trabalhando bastante para que a eleição tenha lisura e transcorra da melhor forma possível.

Preparação
A primeira atividade de configuração da urna eletrônica foi a inserção da mídia de carga.

Nessa fase, dados como as informações sobre o Município, as seções eleitorais e os eleitores são gravados na urna.
Depois disso, as mídias de carga foram retiradas para a inserção das mídias de votação, que introduzem os dados dos candidatos e ficam instaladas na máquina para registrar todas as operações.

Também é feito o autoteste, procedimento que verifica se a urna e seus componentes estão funcionando devidamente.
Por último, as urnas foram identificadas, conferidas e embaladas nas respectivas caixas para transporte.

Diferença
Diferente das eleições gerais de cargos majoritários como o de presidente da República, nas quais o TSE coordena o pleito, o processo de escolha dos conselheiros tutelares – além da totalização dos votos – é de responsabilidade do CMDCA.

Outra diferença está na não obrigação do voto. Toda a sociedade pode participar do processo, porém o voto é facultativo. Os jovens acima de 16 anos também estão aptos a votar. Vale ressaltar que, para participar da eleição, não é necessário apresentar título de eleitor, apenas documento com foto e estar em dia com a Justiça Eleitoral.

Participe do processo eleitoral
Ainda que não seja obrigatório, participar do processo é importante, pois se trata da escolha dos representantes que vão garantir os direitos fundamentais de crianças e adolescentes. No dia 1º de outubro deste ano, o voto secreto dos eleitores brasileiros definirá os cinco representantes que irão compor a nova equipe do Conselho Tutelar. Para conferir a lista de candidatos em Ilha Solteira clique aqui.

 

Siga o ilhadenotícias.com no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

OUTRAS NOTÍCIAS