Home Cidade Moradora do Morumbi encontra inseto “barbeiro” em casa

Moradora do Morumbi encontra inseto “barbeiro” em casa

0
3232

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

Uma moradora da Rua Passo Fundo, no bairro Morumbi, em Ilha Solteira, encontrou um inseto “barbeiro”, principal transmissor da Doença de Chagas.

+ ✅Clique aqui para seguir o canal do Ilhadenoticias no WhatsApp

O bairro tem registrado com frequência o aparecimento de escorpiões, principalmente da espécie amarela, comum na cidade e cujo veneno pode matar, e a orientação da Vigilância Sanitária é semelhante.

Ao encontrar um escorpião ou um “barbeiro”, o morador deve recolher o inseto e acionar o órgão municipal pelo telefone 3742-4354, para que agentes façam uma vistoria na casa e na região.

Porém, no caso de aparecimento de “barbeiro”, não se deve matar o inseto, pois a transmissão do protozoário Trypanosoma cruzi se dá pelas fezes do inseto.

Ao limpar o local, o protozoário pode penetrar no organismo humano pela mucosa dos olhos, nariz e boca ou através de feridas ou cortes recentes existentes na pele.

 ✅Clique aqui para ler mais matérias de Ilha Solteira

Nas casas, assim como os escorpiões, os “barbeiros” se escondem em frestas, buracos nas paredes, nas camas, colchões e baús, sempre próximos às fontes de alimento.

Outra forma de transmissão é pela picada do “barbeiro”, enquanto suga o sangue, o inseto deposita fezes na pele da pessoa. A picada provoca coceira e o ato de coçar facilita a penetração do protozário pelo local da picada.

Sintomas
No homem e nos animais, o protozoário vive no sangue periférico e nas fibras musculares, especialmente, as cardíacas e digestivas.

Na fase aguda, a Doença de Chagas provoca febre, mal estar, falta de apetite, edemas (inchaço) localizados na pálpebra ou em outras partes do corpo, aumento do baço e do fígado e distúrbios cardíacos.

Em crianças, o quadro pode se agravar e levar à morte. Freqüentemente, nesta fase, não há qualquer manifestação da doença, podendo passar desapercebida.

Na fase crônica da doença, muitos pacientes podem passar um longo período, ou mesmo toda a sua vida, sem apresentar nenhuma manifestação da doença, embora sejam portadores do Tripanosoma cruzi.

Em outros casos, a doença prossegue ativamente, passada a fase inicial, podendo comprometer muitos setores do organismo, salientando-se o coração e o aparelho digestivo.

Com informações da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde

Siga o ilhadenotícias.com no Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook