Douglas Cossi Fagundes
Da Redação
Pescadores e frequentadores continuam a encontrar arraias nas regiões da Marina e da Praia Catarina, em Ilha Solteira. Por isso, é preciso cuidados para evitar acidentes.
+ ✅ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp 📲
Recentemente, um frequentador achou uma na Marina. Ela estava com o ferrão cortado. No ano passado, pescadores encontraram arraias em uma área bem próxima da Praia Catarina.
Arraias são encontradas em áreas próximas da praia, pelo menos, desde 2016. Não há registro de acidentes.
Há várias espécies de arraia, algumas venenosas e outras não. Os animais podem chegar a um metro de diâmetro e possuir um metro de cauda (onde ficam os espinhos). A mais comum na região de Ilha Solteira é a que aparece no vídeo. À jusante da usina ela é vista em grande quantidade.
🚨LEIA TAMBÉM🚨
👉POLÍCIA: “Terror do comércio” é preso após invasão e furto
👉SEGURANÇA: Ladrões invadem Cozinha Piloto e fazem limpa; Guarda evitou furto maior
👉CIDADE: Ilha Solteira terá oito feriados prolongados em 2025; Veja lista
👉Como acontece o ataque da arraia?
A arraia é um animal que habita em águas rasas, muitas vezes enterradas nos fundos arenosos dos rios. Elas só atacam caso se sintam ameaçadas, como quando são “pisadas”.
Na ação de defesa ela executa um movimento de chicote com sua cauda e crava os espinhos no pé ou na perna [da pessoa], dissipando o veneno pelos nervos, causando uma leve paralisação nos membros.
Na maioria dos casos, pedaços da cauda (espinho) permanecem na lesão, aumentando o risco de infecção.
👉O que fazer em caso de ataque?
A dor do ataque da arraia é intensa e pode fazer a vítima desmaiar.
A ferida é lavada e higienizada com soro fisiológico. Pode ser necessário administrar uma vacina antitetânica na vítima.
A pessoa que sofrer um ataque precisa manter o local elevado durante vários dias.
Em algumas pessoas lesionadas são administrados antibióticos e pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para fechar a ferida, a depender da gravidade.
👉Como prevenir o ataque?
Além de se manter dentro do perímetro seguro do rio, uma maneira de prevenir acidentes com arraias é caminhar arrastando os pés na areia, sem levantá-los do chão, dessa forma os animais tendem a fugir. Elas só irão atacar caso sejam pisadas.
📲 Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui
Receba notícias pelo Whatsapp
Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome
O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto
Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais