24 C
Ilha Solteira
domingo - 7 dezembro - 2025
HomeCidadeJustiça suspende contrato emergencial para fornecimento de merenda escolar em Ilha Solteira

Justiça suspende contrato emergencial para fornecimento de merenda escolar em Ilha Solteira

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

A Justiça de Ilha Solteira suspendeu, em decisão liminar, a contratação emergencial da empresa Plena Alimentação e Facilities Ltda. pela Prefeitura de Ilha Solteira para o fornecimento da merenda escolar da rede municipal. A medida atende a mandado de segurança impetrado pela empresa DFA Della Fattoria Alimentare Refeições Ltda., que já prestava o serviço por meio de contrato vigente com o município.

✅ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp 📲

Segundo o processo, a DFA venceu licitação em 2022 e vinha mantendo o contrato prorrogado sucessivamente, sendo o último aditivo firmado em julho deste ano, com validade até julho de 2026. Apesar disso, no dia 29 de agosto, a Prefeitura autorizou a contratação direta da Plena, alegando suposta vantagem econômica e risco de responsabilização do gestor por manter o contrato atual.


🚨LEIA TAMBÉM🚨

👉POLÍCIA: Caso Carmen: Justiça decreta prisão preventiva de Yuri Amorim e Roberto Oliveira

👉HABITAÇÃO: Prefeitura de Ilha Solteira garantirá salário e cesta básica para cooperados da COOPERSELI

👉CIDADE: Destruição Total: Veja como ficou a Cooperativa de Lixo após incêndio


Na ação, a DFA contestou a dispensa de licitação, alegando ilegalidade, ausência de emergência que justificasse a medida e até indícios de fraude documental. A empresa também apontou que a Plena já foi citada em investigações sobre a chamada “Máfia da Merenda”, na operação Prato Feito.

Ao analisar o pedido, o juiz João Luis Monteiro Piassi, da 2ª Vara de Ilha Solteira, considerou que não havia situação de emergência que justificasse a dispensa de licitação, destacando que o contrato com a DFA seguia em vigor e sem risco de interrupção no fornecimento da alimentação escolar. “Não me parece que a mera possibilidade de obter preços menores configure estado de emergência apto a autorizar a dispensa”, afirmou o magistrado.

Ele ainda ressaltou indícios de irregularidades na justificativa da contratação direta e determinou a suspensão imediata do ato administrativo que autorizou a contratação da Plena.

Com a decisão, a DFA permanece responsável pelo fornecimento da merenda escolar até o julgamento definitivo do processo ou até que seja concluído um novo procedimento licitatório.

 

Outro lado
Procurada pelo Ilhadenotícias, a Prefeitura de Ilha Solteira emitiu uma nota sobre a decisão judicial. Leia na íntegra abaixo.

Acerca da decisão judicial relacionada ao processo de contratação de serviços de alimentação escolar, a Prefeitura de Ilha Solteira esclarece:

– Todas as medidas adotadas pela Administração tiveram como premissa a utilização responsável dos recursos público e a observância ao princípio da economicidade, que, cabe salientar, seria em torno de R$ 1.000.000,00. O município agiu de forma preventiva e fundamentada, amparado em parecer técnico-jurídico emitido pela Procuradoria Municipal, que orientou a conduta adotada.
– A decisão liminar proferida pela 2ª Vara da Comarca de Ilha Solteira será respeitada integralmente, reforçando o compromisso da Prefeitura com a legalidade, a transparência e todas as decisões do Poder Judiciário.
– Cumpre ainda dizer que se trata de decisão liminar passível de recurso, sendo que a equipe jurídica já está tomando as devidas providências para interpor o recurso cabível ainda nesta semana. Dito isso, temos que a decisão liminar não só pode como deve ser reformada.
– Por fim, a Administração Municipal reafirma que continuará adotando todas as providências necessárias para garantir a regularidade dos serviços prestados à população, alinhada à responsabilidade administrativa, legal e fiscal.

Prefeitura de Ilha Solteira

 

 

📲 Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais

OUTRAS NOTÍCIAS