24.4 C
Ilha Solteira
sábado - 24 fevereiro - 2024
HomeCidadeInstalação de lâmpadas LED melhora iluminação da Avenida Brasil

Instalação de lâmpadas LED melhora iluminação da Avenida Brasil

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

A instalação de lâmpadas LED, mais modernas e eficientes, melhorou a iluminação na Avenida Brasil, a principal de Ilha Solteira. A expectativa é que a Prefeitura, em breve, inicie a troca em outras regiões da cidade. Veja o vídeo clicando aqui.

Com a instalação das lâmpadas, a Avenida Brasil ficou mais clara. Até mesmo as fachadas dos comércios foram beneficiadas. Muitos trechos, antes escuros, agora estão mais visíveis.

A ação faz parte de um Plano de Modernização da Iluminação Pública. A primeira parte prevê a instalação de lâmpadas ao longo de toda a Avenida Brasil, o que já foi finalizado. “Não é um projeto que se restringe apenas a troca das atuais lâmpadas por de tecnologia LED.
Estão sendo trocados, também, toda a caixa luminária onde a lâmpada é instalada”, disse o prefeito Otávio Gomes.

Ao todo foram instaladas 639 luminárias LED em substituição as atuais luminárias de vapor metálico. As LEDs de 150 watts substituíram as luminárias de vapor metálico de 250 watts, e as LEDs de 100 watts substituíram as metálicas de 150 watts.

Na segunda etapa do projeto, ainda sem prazo, a troca das lâmpadas será estendida para as alamedas e, posteriormente, para ruas, praças e logradouros públicos.

Mais do que melhorar a iluminação, a modernização trará economia aos cofres públicos. A expectativa é que melhore a qualidade da iluminação pública e ainda a Prefeitura economize até 45% da conta de energia, da cidade.

Podas das árvores para melhorar a iluminação
O projeto de modernização também conta com um estudo de arborização em harmonia com o sistema de iluminação pública do Município, realizado pelo engenheiro agrônomo, Prof. Dr. Enes Furlani Jr., da UNESP de Ilha Solteira.

Segundo o Prof. Enes, na Avenida Brasil, principalmente na região norte, há muitas árvores, com enormes copas, que no momento estão prejudicando a iluminação pública. “O trabalho que realizamos tem o objetivo de identificar as árvores e as podas necessárias, para melhorar a qualidade da iluminação. Sem essa poda, mesmo com a instalação de uma iluminação de melhor qualidade, não tem muito efeito. Por isso a importância deste trabalho de harmonizar a ‘convivência’ dos postes de iluminação pública e as árvores da Avenida Brasil’, disse o Prof. Enes Furlani Jr.

Siga o ilhadenotícias.com no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

OUTRAS NOTÍCIAS