25.1 C
Ilha Solteira
quinta-feira - 23 maio - 2024
HomeCidadeIlha Solteira institui programa “Guardiã Maria da Penha” e reforça enfrentamento à...

Ilha Solteira institui programa “Guardiã Maria da Penha” e reforça enfrentamento à violência contra a mulher

Ilhadenoticias.com
Da Redação

O Município de Ilha Solteira entrou para a lista das cidades paulistas que têm o programa “Guardiã Maria da Penha” como política pública voltada à proteção de mulheres em situação de violência. A medida, que reforça o enfrentamento nessa questão, foi sancionada pelo prefeito Otávio Gomes (PSD) através da Lei nº 2.629, de 15 de dezembro de 2023, instituindo o projeto que terá atuação preventiva e comunitária da Guarda Municipal.

+ ✅Clique aqui para seguir o canal do Ilhadenoticias no WhatsApp

O projeto busca prevenir e combater a violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial contra as mulheres; monitorar o cumprimento de normas que garantem a proteção das mulheres e a responsabilização dos agressores/autores de violência contras as mulheres; e promover o acolhimento humanizado e a orientação às mulheres em situação de violência por guardas municipais, que atuarão de maneira articulada com o Ministério Público.

Esses guardas municipais serão, especialmente, capacitados para fazer o acolhimento humanizado, orientar e também encaminhar essas mulheres aos serviços da rede de atendimento especializado, quando necessário.

+ ✅Clique aqui para ler mais matérias de Ilha Solteira

👩‍💼Projeto Guardiã Maria da Penha👩‍💼
O projeto será executado através de várias ações, entre elas, a identificação e seleção de casos a serem atendidos pela Promotoria de Justiça.

Também serão realizadas visitas domiciliares periódicas e acompanhamento pela Guarda Municipal dos casos selecionados.
Além da verificação do cumprimento das medidas protetivas deferidas e adoção das medidas cabíveis no caso de seu descumprimento.

Outra ação prevista no projeto é o encaminhamento as mulheres vítimas de violência para os serviços da rede de atendimento e para o serviço de assistência judiciária de Defensoria Pública do Estado, quando for o caso.

Ainda haverá capacitação permanente de guardas municipais envolvidos nas ações e a realização de estudos e diagnósticos para o acúmulo de informações destinadas ao aperfeiçoamento das políticas públicas de segurança que busquem a prevenção e o combate à violência contra as mulheres.

Siga o ilhadenotícias.com no Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

OUTRAS NOTÍCIAS