22.2 C
Ilha Solteira
terça-feira - 3 fevereiro - 2026
HomeCidadeIF de Ilha Solteira inicia ano letivo com novos alunos e melhorias...

IF de Ilha Solteira inicia ano letivo com novos alunos e melhorias na estrutura

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

O Câmpus de Ilha Solteira do Instituto Federal retoma as aulas nesta segunda-feira, 2 de fevereiro, marcando o início do ano letivo com a chegada de novos estudantes e a implementação de melhorias na infraestrutura e nas ações pedagógicas.

✅ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp 📲

A unidade conta atualmente com 225 alunos matriculados nos cursos técnicos em Edificações e Desenho de Construção Civil, ambos integrados ao ensino médio, além da pós-graduação lato sensu – Especialização em Educação Inclusiva. Na modalidade de Educação a Distância (EaD), o câmpus soma 432 estudantes. E nesta semana, a instituição recebe 80 novos alunos.


🚨LEIA TAMBÉM🚨

👉PREFEITURA: Prefeitura prorroga por mais três meses auxílio emergencial a moradores do Passeio Caruaru

👉CIDADE: CTG inaugura laboratório para testes de sistema de armazenamento de energia com baterias na Usina Ilha Solteira

👉POLÍCIA: Dois são presos por tráfico de drogas no Jardim Aeroporto; PM apreendeu crack e maconha


A primeira semana de aulas será dedicada ao acolhimento institucional, com atividades voltadas à integração e adaptação dos estudantes ao ambiente escolar. O cronograma inclui entrega de materiais, como agendas e livros didáticos, além de palestras e orientações sobre organização da rotina de estudos, com o objetivo de apoiar os alunos no início do ano letivo.

Melhorias na estrutura e Inovação pedagógica
Para 2026, o câmpus apresenta uma série de avanços em infraestrutura. Entre as melhorias já implantadas estão a pintura dos espaços internos e externos, modernização dos banheiros, instalação de videoporteiro e novas lâmpadas nas áreas de convivência.

Também estão previstas, para os próximos meses, a instalação de climatizadores, implantação de plataforma de acessibilidade para o segundo piso, reforma e adequação de espaços destinados a auditório e área de refeição, além da estruturação do espaço do NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas), ampliando o suporte aos estudantes.

As ações integram ainda o Projeto Partiu IF, voltado à ampliação do acesso e à democratização das oportunidades educacionais.

No campo pedagógico, o destaque é a ampliação do Projeto Kindotec, que passa a disponibilizar dispositivos digitais aos estudantes. A iniciativa busca incentivar a leitura, o letramento digital e o uso crítico das tecnologias no processo de aprendizagem.

Segundo o diretor-geral do câmpus, Paulo Martins, os investimentos reforçam o papel da instituição. “Com investimentos contínuos em infraestrutura, acessibilidade e inovação pedagógica, o IF inicia 2026 reafirmando seu compromisso com uma educação pública, gratuita, inclusiva, socialmente referenciada e de qualidade”, afirmou.

 

📲 Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais

 

OUTRAS NOTÍCIAS