27.2 C
Ilha Solteira
sexta-feira - 13 fevereiro - 2026
HomeCidadeHoje e gratuito: projeto de música clássica chega a Ilha Solteira

Hoje e gratuito: projeto de música clássica chega a Ilha Solteira

Ilhadenoticias.com
Da Redação

Após passar por Goiás, o projeto “Circulação de Concertos Francis David Vidal – Turnê CTG” volta ao Estado de São Paulo com apresentação gratuita na cidade de Ilha Solteira.

Nesta sexta-feira, 13 de setembro, às 20h, a Casa de Cultura receberá o concerto do projeto “Circulação de Concertos Francis David Vidal – Turnê CTG Brasil”. A turnê, que já passou por Goiás, percorre outros dois estados brasileiros, São Paulo e Mato Grosso do Sul, com o objetivo de democratizar o acesso à música clássica, sempre com sessões gratuitas.

Para o maestro Francis David Vidal, idealizador do projeto, essa é a realização de um sonho antigo. “Venho de origem humilde, mãe faxineira e pai açougueiro, e apesar das diversidades da época, estudei música e, hoje, sou violinista e maestro. Acredito que a música clássica não deve ser restrita. Quero que ela seja acessível tanto para formar novos públicos quanto para despertar talentos que, como eu, enfrentam desafios”.

Os ingressos para o concerto são gratuitos e reservados pela internet (https://francisdavidvidal.com/turne-ctg-brasil-ilha-solteira). Segundo Mara Vidal, produtora-executiva do projeto, a procura tem sido alta em todas as cidades. “Os ingressos se esgotam rápido, o que mostra que as pessoas têm interesse não só na música clássica, mas, na cultura e na arte. Tem sido uma alegria imensa ver como a música clássica desperta interesse”.

No palco, o público terá a oportunidade de ouvir obras de compositores mundialmente consagrados como Mozart e Vivaldi. Ao contrário de um repertório popular, a proposta do projeto é trazer a essência da música erudita, proporcionando uma experiência próxima à vivida em salas de concerto dos grandes centros urbanos.

O projeto “Circulação de Concertos Francis David Vidal – Turnê CTG Brasil” conta com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CTG Brasil. “Estamos falando de um suporte imprescindível, pois nosso grupo de trabalho é grande, são 23 profissionais envolvidos e uma logística complexa com equipamentos e instrumentos”, explica o maestro.

A iniciativa foi selecionada em edital, ano de 2023, pela sua relevância cultural e proximidade das apresentações com as unidades de operação da CTG Brasil. Para Andréia Gama, do setor de Sustentabilidade da CTG Brasil, o apoio ao projeto está alinhado com os valores da empresa.

“As pessoas são a nossa energia, e este projeto contribui para o desenvolvimento humano nos territórios onde a companhia atua. Ele democratiza o acesso às expressões culturais e deixa um legado duradouro nas comunidades”, afirma ela.

No palco, a orquestra é formada por 13 músicos, incluindo o maestro e solista (violino) Francis David Vidal, além dos músicos Rene de Freitas, Carlos Eduardo, Emanuel dos Anjos, Luis Macedo, Wallacce Rodrigues e Lucas Melo (violinos), Irliane Pessoa e Thiago Ponce (violas), João Pedro Queiroz e Alexandre Souza (violoncelos), Giovana Contador (contrabaixo acústico) e Wellington de Lamare (piano).

Além da parte cultural, o projeto tem um viés inclusivo e de sustentabilidade. Isso porque em cada cidade que a orquestra se apresenta, há o acompanhamento de uma intérprete de libras e a disponibilização de monitores para acompanhar pessoas com necessidades especiais, inclusive, autismo. Já na parte ambiental, mudas de árvores estão sendo plantadas pelos músicos em cada cidade que sedia o projeto. Mais informações acesse o Instagram: @francisdavid1.

 

📲 Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais

 

OUTRAS NOTÍCIAS