28.4 C
Ilha Solteira
sábado - 24 fevereiro - 2024
HomeCidadeGrupo lança livro e fala sobre expedição que percorreu 830 km do...

Grupo lança livro e fala sobre expedição que percorreu 830 km do Rio Paraná de caiaque

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

Nesta quarta-feira (22), a partir das 19h30, no anfiteatro Bloco S, no prédio central da UNESP de Ilha Solteira, o grupo que participou da expedição Travessia do Bem, que percorreu de caiaque os 830 km do rio Paraná, estará lançando um livro fotográfico e falando sobre a aventura.

+ ✅Clique aqui para seguir o canal do Ilhadenoticias no WhatsApp

A jornada foi realizada durante trinta dias, entre setembro e outubro de 2021, começando na nascente do Rio Paraná (encontro dos Rios Parnaíba e Rio Grande, em Aparecida do Taboado/MS) e seguindo até a Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu/PR.

No trajeto, o grupo formado por Marcelo Figueiral (Idealizador e Coordenador do Projeto), Michel Coeli (Diretor de Fotografia e Filmagem), Carol Lopes Figueiral (Saúde Física e Mental), Fábio Quirelli (Fotografia Outdoor), Giuliano M. Martinazzo (Biólogo) e Marcos Chiquitelli Neto (Coordenador de Navegação Fluvial), passou por 28 cidades, 24 portos fluviais, 14 parques e reservas naturais e quatro hidrelétricas, tudo registrado e eternizado no livro “Travessia do Bem”.

+ ✅Clique aqui para ler mais matérias de Ilha Solteira

A expedição
A expedição foi um registro histórico das boas ações sobre Proteção Ambiental no segundo maior rio brasileiro, que impacta a vida de mais de 60 milhões de brasileiros em torno da sua bacia hidrográfica, o Rio Paraná.

O objetivo foi registrar em fotos e vídeos as boas ações de pessoas, comunidades e empresas que fazem a diferença na preservação ambiental da região; documentar a situação das Reservas e Unidades de Conservação ao longo do caminho e fazer uma contagem visual dos avistamentos da fauna ao longo do trajeto.

E por que de Caiaque?
De acordo com o grupo, o caiaque foi utilizado devido a sua velocidade, que permite ver os detalhes e as sutilezas das mudanças, acompanhando de perto toda a vida que há ao entorno do rio, além de gerar conexão imediata com as pessoas que, como a gente, respeita e admira navegar por rios e mares.

Durante a expedição, nos dias de navegação, o grupo chegou a percorrer trajetos 44 km, com duração de oito a dez horas.

Palestra
Na palestra de hoje à noite, o idealizador e coordenador da expedição, Marcelo Figueiral, falará sobre o livro e sobre os impactos – sofridos e gerados – ao longo do trajeto.

Siga o ilhadenotícias.com no Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

OUTRAS NOTÍCIAS