Douglas Cossi Fagundes
Da Redação
Uma formação com a mestre em estudos literários e psicopedagoga Manoela Fernanda Matos abriu na manhã desta segunda, 4 de agosto, uma maratona cultural na Biblioteca Municipal “Assis Chateaubriand”. Até sexta (8), vários eventos serão promovidos no local.
+ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp
No evento desta segunda, Manoela ministrou a palestra “Escrevivências Negras: Corpo, Voz e Papel – A Escrita de Si na Literatura Negra”, que propôs uma reflexão sobre como autoras e autores negros utilizam a literatura como espaço de construção e afirmação da identidade, da memória e da subjetividade negra.
LEIA TAMBÉM
POLICIAL: Policial afirma que Yuri matou Carmem em assentamento
EDUCAÇÃO: UNESP de Ilha Solteira forma 92 novos profissionais
POLÍCIA: Homem é preso após tentar roubar celular na zona norte
Partindo do conceito de escrevivência, cunhado por Conceição Evaristo, foi discutido com alunos da escola estadual “Arno Hausser” como a escrita se torna uma forma de existência, resistência e denúncia das violências históricas, ao mesmo tempo em que revela afetos, ancestralidades e cotidianos silenciados.
O encontro abordou o papel do corpo negro como território de significações, a voz como ferramenta de empoderamento e o papel (no duplo sentido de papel social e da escrita) como meio de reescrever a própria história.
Programação
Na quarta-feira (6), às 8h30, também na Biblioteca Pública, os atores Paulo Jordão e Melissa Nascimento apresentam a contação de história “Flicts”.
Na apresentação, que combina leitura, música e teatro, os atores apresentarão às crianças presentes o livro “Flicts”, escrito pelo cartunista Ziraldo. O livro conta a história de uma cor rara, frágil, triste, que procurou em vão um amigo entre outras cores, mas não encontrou um lugar para ficar.
Já na sexta-feira (8), às 15h30, também na Biblioteca Municipal, acontece mais uma edição do Leiturinha, uma atividade de mediação de leitura para crianças.
Manhã Literária
A Manhã Literária – Afrocentrando é realizada pelo Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativa do Estado de São Paulo, através da Política Nacional Aldir Blanc e ProAc SP. A ação é executada pela Brigueiro Participações e Serviços Teatrais e Cia Melissa e Paulo Teatro, com apoio do coletivo Celeiro Cultural e da Prefeitura de Ilha Solteira, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui
Receba notícias pelo Whatsapp
Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome
O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto
Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais