Douglas Cossi Fagundes
Da Redação
As escolas da rede municipal de ensino de Ilha Solteira superaram a média nacional na avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O município obteve nota 6,5 enquanto a avaliação final nacional foi de 6,0. Os índices foram divulgados no último dia 15 pelo Ministério da Educação.
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Em Ilha Solteira participaram da avaliação alunos dos 5ºs anos das escolas Aparecida Benedita Brito da Silva, Lúcia Maria Donato Garcia e Paulo Freire. Todas superaram a média nacional. As escolas ilhenses também conseguiram superar a média anterior, de 2021 que havia sido 6,3.
O indicador, principal mecanismo de aferição da qualidade da educação brasileira, é calculado a cada dois anos pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). São levados em conta o desempenho de estudantes em avaliação de matemática e língua portuguesa e as taxas de aprovação escolar.
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A avaliação federal é feita ao fim de três etapas: anos iniciais (5º ano) e finais (9º ano) do ensino fundamental e ainda o ano final do ensino médio. As escolas municipais participaram da avaliação do primeiro ciclo.
Segundo a secretária de Educação de Ilha Solteira, Fernanda Momesso, com a adoção de um novo material didático a partir de 2019 o objetivo era, além de melhorar o índice, buscar a equidade de resultados nas escolas municipais, garantindo a mesma condição de aprendizagem à todos os alunos. “Com esse novo material, toda a equipe se dedicou muito no aprendizado dos alunos. E, como resultado, todas as escolas superaram a média nacional. E, o mais importante, conseguimos diminuir a diferença nos resultados das unidades. Isso mostra que acertamos em adotar o material didático”, afirmou a secretária.
Fernanda também afirmou que o objetivo também era superar os resultados pós pandemia de COVID. E ele foi alcançado, a ABBS subiu de 6.5 em 2021 para 6.6 em 2023, a Lúcia Maria de 6.1 em 2021 para 6.3 em 2023 e a Paulo Freire de 6.2 para 6.7. “Esse resultado mostra o engajamento das unidades escolares na recomposição das aprendizagens pós isolamento social e nos encoraja em seguirmos na busca de maiores investimentos para futuros resultados”, disse a secretária.
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