21.5 C
Ilha Solteira
quarta-feira - 21 fevereiro - 2024
HomeCidadeEm Feira, alunos da ETEC de Ilha Solteira apresentam protótipos de “ondógrafo”...

Em Feira, alunos da ETEC de Ilha Solteira apresentam protótipos de “ondógrafo” e submarino

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

Durante a Feira do Empreendedor, realizada pelo SEBRAE de 16 à 19 de outubro, em São Paulo, alunos e ex-alunos da ETEC de Ilha Solteira apresentaram protótipos desenvolvidos em sala de aula, com destaque para um “ondógrafo” e um submarino.

+ ✅Clique aqui para seguir o canal do Ilhadenoticias no WhatsApp

Os protótipos foram desenvolvidos nos cursos Técnico em Eletrotécnica e M-Tec Mecatrônica (integrado do Ensino Médio), oferecidos pela ETEC em Ilha Solteira. E a apresentação, no pavilhão da Expo São Paulo, com o objetivo de buscar investidores e oportunidades de negócios, foi acompanhada pela professora e coordenadora Carolina Silva e pelo professor Alessandro Lima.

Durante a Feira, os alunos divulgaram o protótipo de um “Ondógrafo Direcional para Instrumentação de Lagos de Barragens”.
Os Ondógrafos são sistemas flutuantes que acompanham o movimento tridimensional das partículas de água na superfície. E os alunos da ETEC desenvolveram um protótipo de um Ondógrafo para instrumentação e inspeção de lagos de barragens.

O protótipo ainda está em fase de desenvolvimento. Mas, com os dados adquiridos em testes e tratados em uma plataforma externa, será possível fazer a verificação de parâmetros hidrológicos de rios e lagos de barragens. “A verificação dos parâmetros hidrológicos de rios e lagos ainda é uma área pouco explorada no território brasileiro, uma vez que a prioridade de estudos sempre foi dada para as águas marítimas”, informou a ETEC.

✅Clique aqui para ler mais matérias de Ilha Solteira

Submarino
Na Feira, a ETEC também divulgou um protótipo de “Submarino Tipo ROV para Inspeção Subaquática”.

O Veículo Remotamente Operado (ROV – Remotely Operated Vehicle), é largamente utilizado como veículos submarinos, servindo uma gama de necessidades militares, comerciais e cientificas. Usando uma série de propulsores, esses veículos são altamente manobráveis. Um cabo “umbilical” carrega energia e sinais de controle para e a partir do veículo, assim como sinais de vídeo, medições e outros dados sensoriais. Grande parte dos ROVs possui braços manipuláveis para ajudar em operações submarinas em profundidades consideradas de risco para a vida humana.

Os alunos da ETEC desenvolveram um protótipo de ROV. As hélices do submarino, por exemplo, foram impressas na impressora 3D da própria escola. E em testes ele teve uma resposta positiva. A partir dos comandos enviados, foi possível submergi-lo à uma profundida de dois metros, bem como movimentá-lo nas duas direções laterais

Painéis Elétricos
Outro destaque da apresentação foi o “Sistema de Segurança para Painéis Elétricos”.

Painéis elétricos são elementos comuns no cotidiano residencial, comercial e industrial, contudo, seus dispositivos de segurança e proteção necessitam de constantes evoluções e verificações, sendo em sua maioria equipamentos caros e muitas vezes importados.

O objetivo da ETEC é construir um sistema de proteção contra incêndios para painéis elétricos residenciais e de pequenas indústrias, com materiais baratos e eficientes sendo uma alternativa mais viável em comparação a sistemas semelhantes que existem no mercado.

Nos testes realizados, o sistema desenvolvido pela ETEC se mostrou eficiente, com atuação dentro do esperado. Ainda assim, deve passar por melhorias.

Futuro
Segundo o professor Alessandro Lima, A ETE está buscando apoio junto à empresas, como a CTG Brasil e a Tijoá, que atuam na região, para uma possível produção. Enquanto isso, a UNESP tem apoiado o desenvolvimento. “A Feira também permitiu contatos interessantes”, disse o professor.

Vestibulinho aberto
Vale ressaltar que a ETEC de Ilha Solteira está com inscrições abertas para o Vestibulinho 2024, com vagas para os dois cursos que expuseram os protótipos na Feira do Empreendedor.
Para mais informações clique aqui.

Siga o ilhadenotícias.com no Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

OUTRAS NOTÍCIAS