30.4 C
Ilha Solteira
sexta-feira - 5 dezembro - 2025
HomeCidadeEleições 2024: Partidos iniciam registros de candidaturas; Prazo termina dia 15

Eleições 2024: Partidos iniciam registros de candidaturas; Prazo termina dia 15

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

Com o fim do período das convenções partidárias, os partidos, coligações e federações já podem oficializar, perante a Justiça Eleitoral, as candidaturas a vereador e prefeito que vão concorrer nas eleições de outubro. É o chamado registro de candidaturas, que deve ser feito até 15 de agosto.

+ ✅ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp 📲

Em Ilha Solteira, os partidos já começaram a registrar as candidaturas escolhidas nas convenções.

Por enquanto, três partidos solicitaram à Justiça Eleitoral o registro das candidaturas, são eles: MDB, Avante e União Brasil. Todos integrantes da coligação do pré-candidato a prefeito Emanuel Zinezi (MDB).

🚨LEIA TAMBÉM🚨

👉EVENTO: Prefeitura confirma volta da FAPIC, que pode ter três shows

👉POLÍTICA: Convenção do PL, Republicanos e PRD confirma candidaturas de Kokim e Miguel Rocha

👉POLÍCIA: Polícia apreende R$ 1 mil em notas falsas em Ilha Solteira

Essas legendas registraram apenas as candidaturas ao Legislativo. Cada um desses partidos solicitou o registro de dez candidaturas, totalizando, 30 candidatas e candidatos até o momento.

O envio do pedido de registro de candidatura é feito pela internet.

✍🏼Registro de Candidaturas✍🏼
O procedimento permite que a Justiça Eleitoral avalie a validade das candidaturas, ou seja, se um concorrente atende aos requisitos previstos na lei para postular um cargo eletivo ou se há alguma circunstância que o torna inelegível — por exemplo, enquadramento na Lei da Ficha Limpa.

O registro permite que a validade do registro de candidatura seja verificada. Na prática, os dados vão permitir avaliar se o postulante tem os requisitos previstos na lei para concorrer ou está enquadrado em alguma situação que o impede de disputar o pleito.

Entre os requisitos previstos estão: nacionalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, cadastro na Justiça Eleitoral, domicílio eleitoral onde vai concorrer, filiação partidária.

🔎O registro pode ser questionado?🔎
Sim. Publicado oficialmente o registro, abre-se prazo de cinco dias para que candidatos, partidos políticos, coligação, federação e o Ministério Público Eleitoral façam a impugnação, apontando as possíveis irregularidades.

A decisão sobre a validade do registro será da Justiça Eleitoral.

Candidatos com o registro sob análise podem fazer todos os atos de campanha (usar horário eleitoral gratuito, ter o nome na urna), mas os votos atribuídos a ele só serão válidos se o registro for posteriormente considerado regular.

O que acontece se o registro for considerado irregular?
Caso a Justiça Eleitoral considere que o registro é irregular, o candidato não poderá concorrer ao pleito.

 

📲 Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais

 

OUTRAS NOTÍCIAS