27.5 C
Ilha Solteira
quarta-feira - 24 abril - 2024
HomeCidadeEducação de Ilha Solteira é premiada como “Destaque na Alfabetização”

Educação de Ilha Solteira é premiada como “Destaque na Alfabetização”

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

Ilha Solteira foi premiada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação, com o prêmio “Destaque na Alfabetização”, pelos resultados alcançados na Avaliação da Fluência Leitora. Limeira obteve porcentual de 82%, enquanto a média no Estado foi de 64%.

+ ✅ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp 📲

A cerimônia de premiação ocorreu na Sala São Paulo, na capital paulista, durante o lançamento do programa Alfabetiza Juntos SP, iniciativa que visa ampliar o índice de crianças leitoras em todo o Estado. Na oportunidade, o prêmio foi entregue ao prefeito Otávio Gomes (PSD). “Quero agradecer a secretária de Educação, Fernanda Momesso, e estendo o agradecimento para todos os funcionários, coordenadores, diretores e professores da rede municipal de ensino de Ilha Solteira pelo excelente trabalho, dedicação e esforço, que culminou com o reconhecimento do Estado, através da entrega deste prêmio”, disse o prefeito Otávio Gomes.

A Avaliação da Fluência Leitora foi aplicada em duas etapas, para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental (faixa etária de 7 anos). São considerados leitores fluentes os alunos que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente por minuto. Nesse processo, a habilidade, a fluidez e o ritmo de leitura, bem como a capacidade de compreensão de textos escritos também são observadas.

🚨LEIA TAMBÉM🚨

👉CLIMA: Temperatura em Ilha ficou 2,85º C acima da média em 2023

👉POLÍCIA: Fios são furtados de obra da “Casa da Juventude”

👉EDUCAÇÃO: UNIVESP oferece 570 vagas na região de Araçatuba, 27 em Ilha Solteira

Ilha Solteira atingiu o índice de 82%. O desempenho está bem acima do verificado entre os 600 municípios analisados. A média no estado, em dezembro de 2023, foi de 64% “A avaliação de fluência em leitura tem como objetivo comum garantir a alfabetização na idade apropriada de todas as nossas crianças. Esse prêmio vem coroar e evidenciar o esforço e a dedicação dos profissionais da Educação Municipal de Ilha Solteira em promover um ensino de qualidade, bem como o empenho dos alunos em se aprimorar e superar desafios. Estamos muito felizes e gratos”, disse a secretária de Educação de Ilha Solteira, Fernanda Momesso.

A Avaliação da Fluência Leitora integra o pacote de ações que compõe o programa Alfabetiza Juntos SP. Para garantir a meta do programa (ter 90% de crianças leitoras até 2026), o Governo Estadual vai enviar material didático aos municípios e investir na formação de professores, gestores escolares e equipes regionais. Além disso, haverá incentivos financeiros para escolas com os melhores resultados de alfabetização.

 

📲 Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais

OUTRAS NOTÍCIAS