Douglas Cossi Fagundes
Da Redação
Ilha Solteira foi premiada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação, com o prêmio “Destaque na Alfabetização”, pelos resultados alcançados na Avaliação da Fluência Leitora. Limeira obteve porcentual de 82%, enquanto a média no Estado foi de 64%.
+ ✅ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp 📲
A cerimônia de premiação ocorreu na Sala São Paulo, na capital paulista, durante o lançamento do programa Alfabetiza Juntos SP, iniciativa que visa ampliar o índice de crianças leitoras em todo o Estado. Na oportunidade, o prêmio foi entregue ao prefeito Otávio Gomes (PSD). “Quero agradecer a secretária de Educação, Fernanda Momesso, e estendo o agradecimento para todos os funcionários, coordenadores, diretores e professores da rede municipal de ensino de Ilha Solteira pelo excelente trabalho, dedicação e esforço, que culminou com o reconhecimento do Estado, através da entrega deste prêmio”, disse o prefeito Otávio Gomes.
A Avaliação da Fluência Leitora foi aplicada em duas etapas, para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental (faixa etária de 7 anos). São considerados leitores fluentes os alunos que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente por minuto. Nesse processo, a habilidade, a fluidez e o ritmo de leitura, bem como a capacidade de compreensão de textos escritos também são observadas.
🚨LEIA TAMBÉM🚨
👉CLIMA: Temperatura em Ilha ficou 2,85º C acima da média em 2023
👉POLÍCIA: Fios são furtados de obra da “Casa da Juventude”
👉EDUCAÇÃO: UNIVESP oferece 570 vagas na região de Araçatuba, 27 em Ilha Solteira
Ilha Solteira atingiu o índice de 82%. O desempenho está bem acima do verificado entre os 600 municípios analisados. A média no estado, em dezembro de 2023, foi de 64% “A avaliação de fluência em leitura tem como objetivo comum garantir a alfabetização na idade apropriada de todas as nossas crianças. Esse prêmio vem coroar e evidenciar o esforço e a dedicação dos profissionais da Educação Municipal de Ilha Solteira em promover um ensino de qualidade, bem como o empenho dos alunos em se aprimorar e superar desafios. Estamos muito felizes e gratos”, disse a secretária de Educação de Ilha Solteira, Fernanda Momesso.
A Avaliação da Fluência Leitora integra o pacote de ações que compõe o programa Alfabetiza Juntos SP. Para garantir a meta do programa (ter 90% de crianças leitoras até 2026), o Governo Estadual vai enviar material didático aos municípios e investir na formação de professores, gestores escolares e equipes regionais. Além disso, haverá incentivos financeiros para escolas com os melhores resultados de alfabetização.
📲 Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui
Receba notícias pelo Whatsapp
Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome
O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto
Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais