Douglas Cossi Fagundes
Da Redação
Católicos abriram a Semana Santa neste final de semana, com procissão e benção dos ramos realizadas no Jardim Aeroporto, Jardim Novo Horizonte e Igreja Matriz. Centenas de pessoas participaram.
+ ✅ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp 📲
A chamada “benção dos ramos” foi realizada na noite de sábado, 12 de abril, na Comunidade Santo Expedito, no Jardim Aeroporto, onde também aconteceu uma procissão. Na manhã de domingo (13), houve procissão e benção Comunidade São Judas Tadeu, no Jardim Novo Horizonte, e na igreja matriz, na Praça dos Paiaguás.
🚨LEIA TAMBÉM🚨
👉POLÍCIA: Identificado jovem que morreu afogado na Praia Catarina
👉PREFEITURA: IPTU 2025: Prefeitura alega erro de impressão em carnês, mas afirma que valores cobrados estão corretos
👉POLÍCIA: Polícia identifica homem que colocou fogo em carro no estacionamento da Delegacia
A benção dos ramos, que dá início à Semana Santa, lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, aclamado pelos judeus. A Igreja recorda os louvores da multidão cobrindo os caminhos para a passagem de Jesus, com ramos e matos proclamando: “Hosana ao Filho de Davi. Bendito o que vem em nome do Senhor”. (Lc 19, 38; Mt 21, 9). Com esse gesto, portando ramos durante a procissão, os cristãos de hoje manifestam sua fé em Jesus como Rei e Senhor.
Outros
Na terça (15), a partir das 20h, na Igreja Matriz, haverá a “Missa dos Santos Óleos”, em que se abençoam e se consagram os três óleos utilizados na administração dos sacramentos da Igreja Católica: o óleo do crisma, o óleo dos catecúmenos e o óleo dos enfermos.
Na quarta (16), a partir das 19h30, também na Igreja Matriz, acontece a “Missa dos Enfermos”.
Na quinta (17), acontece a Cerimônia do Lava-pés e Instituição da Eucaristia. O evento será celebrado na comunidade Santo Expedito, às 18h; na Comunidade São Judas Tadeu, às 20h, e na na igreja matriz, a partir das 20h30.
Segundo a Igreja Católica, a Cerimônia do Lava-pés vem educar a comunidade para o serviço. Essa cerimônia costuma ser bem dramatizada pela piedade popular. O celebrante representa Jesus de Nazaré, que lava os pés de seus discípulos. Nesta missa comemora-se a última ceia do Senhor e a instituição da Eucaristia. Ela evoca a memória da refeição pascal de Cristo com seus discípulos.
Paixão
A Celebração da Paixão do Senhor acontece na sexta-feira (18), na igreja matriz. A partir das 17h00, acontece a procissão e via sacra (procissão do Senhor Morto), com concentração em frente a Igreja Matriz.
No dia 19, Sábado de Aleluia, haverá missas na Comunidade Santo Expedito, às 18h; na Comunidade São Judas Tadeu, às 20h, e na igreja matriz, a partir das 20h30.
No domingo de páscoa (21), as celebrações acontecem às 19h30, na igreja matriz.
📲 Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui
Receba notícias pelo Whatsapp
Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome
O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto
Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais