Douglas Cossi Fagundes
Da Redação
Desde a semana passada, dezenas de moradores de Ilha Solteira tiveram seus perfis no WhatsApp clonados. Em todos os casos, os golpistas passaram a enviar mensagens aos contatos das vítimas, usando seus nomes e fotos, para pedir dinheiro — geralmente via Pix — alegando situações de urgência.
+ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp
As mensagens seguem um padrão: pedidos urgentes, histórias sobre problemas inesperados e a insistência por transferência imediata, via pix, com a promessa de devolver o valor pouco tempo depois.
LEIA TAMBÉM
EDUCAÇÃO: AdmiraTown: Feira de Tecnologia premia melhores projetos do Ensino Médio, Técnico e Superior
ESPORTE: Ilhense é vice-campeã paulista de Basquete Sub-13 defendendo Barretos
Alguns contatos percebem o golpe por diferenças na forma de escrever ou pela desconfiança diante da pressa incomum. Outros acabam caindo no golpe e perdem dinheiro. Não há informação sobre o número de vítimas.
Especialistas recomendam que, ao receber qualquer pedido de dinheiro, o contato seja imediatamente confirmado por ligação ou chamada de vídeo. Se o golpe for confirmado, a orientação é avisar amigos e familiares e registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil.
A principal forma de se prevenir contra o golpe é ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp, criando um PIN de segurança que impede o acesso à conta mesmo que o criminoso obtenha o código enviado por SMS.
A Polícia alerta para que ninguém compartilhe códigos recebidos por mensagem e reforça que esse tipo de golpe tem se tornado cada vez mais frequente.
Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui
Receba notícias pelo Whatsapp
Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome
O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto
Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais

















