21.4 C
Ilha Solteira
domingo - 6 julho - 2025
HomeCidadeDengue: Avaliação larvária tem queda, mas ainda deixa Ilha Solteira em alerta

Dengue: Avaliação larvária tem queda, mas ainda deixa Ilha Solteira em alerta

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

Avaliação de Densidade Larvária (ADL) realizada pela Vigilância Sanitária, coloca Ilha Solteira em alerta em relação à dengue. Apesar disso, a doença segue sob controle em Ilha, com bem menos casos registrados do que em 2023 (leia abaixo).

+ ✅ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp 📲

Durante a ADL, agentes da Vigilância Sanitária encontraram larvas em casas de Ilha Solteira. O material recolhido foi enviado para análise da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), que incorporou a antiga SUCEN, que deixou de existir, confirmando que eram larvas do aedes aegypti.

O porcentual do índice de infestação é estabelecido pelo número de imóveis visitados e da quantidade destes imóveis em que foram coletadas larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya, zika vírus, e febre amarela em áreas urbanas.

🚨LEIA TAMBÉM🚨

👉TURISMO: “Aguapés” invadem praia de Ilha Solteira e criam barreira no acesso ao rio

👉CIDADE: Mesmo com estiagem longa, reservatório de Ilha está cheio e é o 10º do país em volume

👉CÂMARA: Câmara aprova venda de 40 terrenos; Prefeitura pode arrecadar R$ 6,7 milhões

De acordo com o Ministério da Saúde, o ideal é que o Município atinja até 1% na ADL (uma casa com larva para cada cem visitadas). De 1% até 3,9% é considerado como situação de alerta e, superior a 4,0% dos imóveis visitados, existe risco de epidemia.

Em Ilha Solteira, o resultado da avaliação realizada em julho foi de 1,16 %. Bem menor do o registrado em março e janeiro, 3,83%.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a queda foi significativa. Porém, é preciso que cada um continue fazendo sua parte, eliminando possíveis criadouros do mosquito.

Vale ressaltar que a ADL pauta o trabalho da Vigilância, nas ações de combate à dengue e outras doenças.

🦟Ilha tem 37 casos de dengue em 2024🦟

De acordo com o Painel de Monitoramento da Dengue do Governo do Estado de São Paulo, são 37 os casos de dengue confirmados em Ilha Solteira nos seis primeiros meses do ano.

O Painel também aponta que há outros 38 casos prováveis e 1 em investigação.

Apesar disso, o número de casos positivos é considerado baixo, principalmente se comparado ao total confirmado em 2023, 239 casos.

 

📲 Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais

 

OUTRAS NOTÍCIAS