22.2 C
Ilha Solteira
terça-feira - 3 fevereiro - 2026
HomeCidadeCTG inaugura laboratório para testes de sistema de armazenamento de energia com...

CTG inaugura laboratório para testes de sistema de armazenamento de energia com baterias na Usina Ilha Solteira

Ilhadenoticias.com 
Da Redação

A Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, operada pela CTG Brasil, passou a contar com um laboratório voltado ao estudo de sistemas de armazenamento de energia com baterias associados à geração solar. A iniciativa integra o projeto Flex BESS, desenvolvido pela CTG Brasil em parceria com o Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), de Pernambuco, além das empresas Thymos Energia, Wisebyte e HDT. O objetivo é testar aplicações da energia produzida e armazenada, bem como modelos de operação que possam ser incorporados ao setor elétrico brasileiro.

✅ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp 📲

De acordo com Fernanda Martins, diretora de Desenvolvimento de Negócios e Pesquisa & Desenvolvimento da CTG Brasil, projetos de armazenamento de energia são estratégicos para ampliar a flexibilidade operacional do sistema elétrico. Segundo ela, o Flex BESS, somado aos estudos regulatórios para usinas reversíveis e ao desenvolvimento de softwares voltados à identificação de potenciais aplicações, representa um avanço importante. Para a diretora, a iniciativa contribui para maior estabilidade e eficiência do setor, além de favorecer a integração de fontes renováveis e a criação de novos modelos de negócio.


🚨LEIA TAMBÉM🚨

👉CÂMARA: Câmara aprova projeto e servidores municipais terão reajuste salarial de 8,26%

👉POLÍCIA: Homem é acusado de fotografar adolescentes em supermercado de Ilha Solteira

👉CARNAVAL: “Ilha Folia” terá quatro noites de festa e matinê na Praça dos Paiaguás


O projeto inclui uma usina fotovoltaica composta por 1.248 módulos, com capacidade instalada de 692 kWp, volume suficiente para suprir o consumo estimado de mais de 380 residências. Neste primeiro momento, a energia gerada será destinada ao consumo interno da empresa. Integrado à estrutura, foi implantado um sistema BESS (Battery Energy Storage System) da Huawei, com capacidade de 215 kWh, que permitirá avaliar o comportamento do armazenamento eletroquímico em operações conectadas ao sistema elétrico.

Segundo Oziel Alves, diretor de Inovação e Tecnologia do SENAI Pernambuco, o projeto piloto é inédito no Brasil dentro de uma usina hidrelétrica, com potencial para se tornar referência nacional. De acordo com ele, a iniciativa é altamente relevante no contexto da transição energética e posiciona o SENAI no desenvolvimento de Sistemas de Energia Inteligente (Smart Energy Systems). Para o diretor, a experiência contribuirá com o sistema elétrico nacional e com o setor industrial, promovendo energia limpa de forma mais eficiente e acessível à sociedade.

A estrutura do laboratório permite medir, em operação contínua, como o armazenamento pode apoiar a rede em momentos de variação na geração, além de contribuir para a oferta de serviços auxiliares e ancilares. O escopo do projeto também envolve estudos computacionais e simulações sobre o uso de baterias em diferentes cenários operacionais, fornecendo dados para tornar o sistema mais resiliente e economicamente eficiente.

Para Fillipe Soares, diretor de Consultoria da Thymos Energia, projetos desse tipo são essenciais para acelerar a inserção dos sistemas de armazenamento no setor elétrico brasileiro. Segundo ele, testes em ambiente real geram evidências técnicas e econômicas que apoiam novos modelos de negócio e a evolução da regulação, especialmente para a oferta de serviços ancilares e o aumento da flexibilidade do sistema.

A HDT, representante estratégica da Huawei no Brasil, também participa da iniciativa, integrando soluções de armazenamento ao projeto. De acordo com Guilherme Prym, diretor comercial de BESS da HDT, a contribuição da empresa está na aplicação eficiente e segura dos sistemas de baterias, garantindo maior confiabilidade operacional e geração de conhecimento técnico para futuras aplicações em larga escala no país.

O laboratório será utilizado para testes de equipamentos, desenvolvimento de soluções — incluindo aspectos regulatórios — e capacitação técnica das equipes envolvidas. O sistema será monitorado para avaliação de desempenho, custos, ciclos de carga e descarga e formas de integração do armazenamento com usinas hidrelétricas, solares e eólicas.

A iniciativa recebeu investimento de R$ 15 milhões, por meio de recursos do programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel, do SENAI e de empresas parceiras.

 

📲 Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais

 

OUTRAS NOTÍCIAS