26.2 C
Ilha Solteira
sexta-feira - 1 março - 2024
HomeCidadeCom calor recorde, Defesa Civil voltar a emitir alerta para riscos de...

Com calor recorde, Defesa Civil voltar a emitir alerta para riscos de incêndio em Ilha Solteira

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

A Defesa Civil voltou a emitir alerta para o risco de incêndios para a Ilha Solteira, devido ao calor recorde e o tempo seco. A cidade já vem registrando vários casos, alguns de grandes proporções.

Não chove em Ilha Solteira há 68 dias. E hoje (23) foi registrada a temperatura mais alta do ano, 39,4º C.

O que às vezes começa como uma pequena fogueira, por causa do tempo seco desta época do ano, acaba tomando proporções assustadoras. É por isso que o alerta foi emitido, já que a principal causa dos incêndios é a ação humana. Por isso, a melhor forma de controle é a prevenção.

É importante que a população, principalmente da zona rural, faça aceiros na propriedade, que são faixas ao longo das cercas, com no mínimo de 5 metros, onde a vegetação é completamente eliminada da superfície do solo. A finalidade é prevenir a passagem do fogo para área de vegetação, evitando-se assim queimadas ou incêndios.

Cuidados importantes para evitar queimadas
Não jogue cigarros às margens de rodovias. Eles são grandes causadores de focos de incêndios, que se espalham rapidamente com o auxílio do vento.

Não queime folhas e galhos de árvores, principalmente no inverno, quando os terrenos estão muito secos. Pequenos focos de fogo podem se alastrar e ocasionar sérias queimadas.

Construa aceiros às margens de estradas e cercas para evitar o alastramento do fogo em caso de queimadas acidentais.

Evite fazer fogueira. Se for extremamente necessário, procure um local mais isolado e limpo de vegetação. Depois de apagá-la, remova as cinzas de maneira a ter certeza de que foi extinta.

Consequências:
Riscos de queimaduras
Poluição devido a fumaça em excesso
Doenças respiratórias
Baixa visibilidade e risco de acidentes nas vias
Incêndios de grande proporção
Em caso de emergência, acionar o Corpo de Bombeiros (193)

 

Siga o ilhadenotícias.com no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

OUTRAS NOTÍCIAS