23.6 C
Ilha Solteira
quinta-feira - 17 abril - 2025
HomeCidadeCom arrecadação em queda, Prefeitura de Ilha Solteira publica decreto com medidas...

Com arrecadação em queda, Prefeitura de Ilha Solteira publica decreto com medidas para cortar gastos

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

A Prefeitura de Ilha Solteira divulgou, na última sexta-feira (11), um decreto com diversas medidas para cortar gastos até o fim deste ano. O decreto municipal nº 7389 assinado pelo prefeito Otávio Gomes (PSD) estabelece um Plano de Contingenciamento que deve ser observado até o dia 31 de dezembro de 2023.

A contenção de despesas foi motivada, segundo a Prefeitura, pela acentuada diminuição de receitas municipais, em especial a queda de 14,95% na quota de participação do ICMS, provocada pela diminuição do valor adicionado do município (janeiro a julho de 2023).

Essa redução, de acordo com a Prefeitura, “tem contribuído sensivelmente para que o Município reestruture a sua capacidade de investimento e manutenção nos serviços públicos”.

Através do decreto, a Prefeitura de Ilha Solteira revelou que há a necessidade de promover imediato processo de revisão e de controle dos gastos públicos “sob pena de inviabilizar as ações essenciais e de imprescindível interesse coletivo”.

Outra preocupação é com a necessidade de garantir a folha de pagamento dos servidores municipais, fornecedores de produtos e serviços, bem como garantir a continuidade das políticas públicas essenciais de atendimento à população.

O decreto estabelece que devem ser promovidas ações que reduzam gastos públicos a serem implementados, inicialmente, a partir de 11 de agosto até 31 de dezembro de 2023.

Entre as medidas está a suspensão da realização de eventos e a suspensão da criação de novos cargos, empregos ou funções que impliquem em aumento de despesas.

Também está suspensa a admissão ou contratação de pessoal, inclusive, legionários mirins, ressalvada a reposição decorrente de vacância.
A conversão de parte de férias ou de licença-prêmio em dinheiro aos sevidores públicos também está suspensa até 31 de dezembro.

As Secretarias Municipais terão que adotar medidas para racionalização do consumo de água, energia elétrica, telefonia fixa e móvel, Correios e combustível.

Comissão de Coordenação Orçamentário-Financeira
Uma das iniciativas foi a criação da Comissão de Coordenação Orçamentário-Financeira, que deverá se reunir uma vez por semana para analisar e decidir sobre as solicitações de despesas a serem efetuadas pelas Secretarias Municipais.

A comissão será composta por três membros e dois suplentes. O presidente da comissão será o secretário municipal de Governo, Rodolfo Martins.

A comissão ainda terá o secretário municipal de Administração, Guilherme Marques, e a diretora municipal de Administração, Maíra Righi.
Os suplentes serão o diretor municipal de Contabilidade e Finanças, Robson Oliveira, e o chefe da Divisão de Compras, Marco Barbosa.

Siga o ilhadenotícias.com no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

OUTRAS NOTÍCIAS