Ilhadenoticias.com
Com informações da UNESP de Ilha Solteira
Na última quarta-feira, 14 de maio, a UNESP de Ilha Solteira viveu um momento histórico com a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre a universidade e a empresa local Ilha do Pão de Mel (Julê Confeitaria), com apoio do SEBRAE Aqui UNESP. A parceria, firmada no Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo “Prof. Dr. Ricardo Alan Verdú Ramos”, marca uma iniciativa pioneira no Município, unindo a excelência acadêmica de um grupo de pesquisa com a criatividade e inovação de uma empresa nascida como Microempreendedor Individual (MEI) em Ilha Solteira.
+ ✅ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp 📲
O acordo envolve os professores pesquisadores Profa. Dra. Márcia Regina de Moura Aouada e Prof. Dr. Fauze Ahmad Aouada, do Grupo de Compósitos e Nanocompósitos Híbridos (GCNH), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais da UNESP, e a empresa Ilha do Pão de Mel Ltda, representada por seu fundador Fábio Maila, acompanhado de sua esposa Juliana, responsável técnica pela produção e seu pai e cofundador José Maila. Também esteve presente no ato Paulo Brito, representante do SEBRAE Aqui UNESP para inovação.
🚨LEIA TAMBÉM🚨
👉SAÚDE: Onze nascimentos em 48 horas no Hospital Regional de Ilha Solteira
👉POLÍCIA: PM de Três Lagoas recupera moto furtada em Ilha Solteira; Dois adolescentes são apreendidos
👉CIDADE: Ilhense Isabela Pavanelli é eleita rainha da Expoagro de Cuiabá
O projeto de pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de embalagens bioativas e comestíveis com propriedades funcionais, utilizando nanotecnologia e compostos naturais como óleos essenciais. A proposta tem grande potencial de aplicação na conservação e diferenciação de produtos alimentícios, agregando valor à produção do pão de mel e outros itens, além de promover a sustentabilidade.
A parceria prevê o uso dos laboratórios do GCNH e a aplicação do conhecimento consolidado da UNESP em tecnologias como filmes comestíveis, hidrogéis, nanocelulose e filmes orodispersíveis, fortalecendo a integração entre ciência e empreendedorismo.
Segundo a professora Márcia Aouada, a colaboração é “um exemplo de como a universidade pode impactar positivamente o setor produtivo, mesmo em cidades de pequeno porte, promovendo inovação com impacto direto na economia local”. Já para Fábio Maila, “a cooperação com a Unesp abre novas possibilidades para nossa empresa, que nasceu pequena, mas com sonhos grandes — e agora tem apoio técnico de ponta para transformá-los em realidade”.
A assinatura do acordo foi celebrada com entusiasmo por todos os presentes, que veem no projeto um modelo inspirador de interação entre academia e empresa, com capacidade de gerar resultados surpreendentes e replicáveis em outras regiões. Com essa iniciativa, a UNESP de Ilha Solteira, o SEBRAE Aqui e a Ilha do Pão de Mel demonstram, na prática, que a ciência e a inovação não conhecem limites quando há união de forças, criatividade e vontade de transformar realidades.
📲 Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui
Receba notícias pelo Whatsapp
Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome
O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto
Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais