27.6 C
Ilha Solteira
sábado - 17 janeiro - 2026
HomeCâmaraCâmara pede estudo para pagamento retroativo de direitos suspensos na pandemia a...

Câmara pede estudo para pagamento retroativo de direitos suspensos na pandemia a servidores de Ilha Solteira

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

A Câmara Municipal de Ilha Solteira encaminhou ofícios ao prefeito Rodrigo Kokim (PL) solicitando a realização de estudos técnicos para avaliar a viabilidade jurídica, orçamentária e financeira do pagamento retroativo de direitos suspensos na pandemia de COVID, como adicionais por tempo de serviço aos servidores públicos municipais. Os documentos são subscritos por todos os vereadores.

✅ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp 📲

A iniciativa tem como base a Lei Complementar nº 226/2026, sancionada em 12 de janeiro deste ano, que alterou dispositivos da Lei Complementar nº 173/2020, editada durante a pandemia da Covid-19. A nova legislação passou a autorizar a contagem do tempo de serviço e o pagamento retroativo de vantagens funcionais, como anuênio, triênio, quinquênio e sexta-parte, aos entes federativos que tenham decretado estado de calamidade pública no período pandêmico.


🚨LEIA TAMBÉM🚨

👉POLÍTICA: Justiça anula comissão processante contra vice-prefeito de Ilha Solteira

👉CIDADE: Exposição na Usina Ilha Solteira aproxima visitantes do universo da energia

👉PREFEITURA: Câmara autoriza Prefeitura a financiar usina de energia solar para abastecer prédios públicos


Segundo o presidente da Câmara, vereador Ricardo Casagrande (MDB), o município de Ilha Solteira decretou estado de calamidade pública durante a pandemia, o que o enquadra nas hipóteses previstas pela legislação complementar. No entanto, ele destaca que a norma tem caráter autorizativo. “Cabe ao Poder Executivo avaliar a possibilidade de implementação da medida. Por isso estamos solicitando uma análise da viabilidade”, afirmou.

Nos ofícios encaminhados ao prefeito, o Legislativo municipal ressalta que qualquer eventual pagamento deve respeitar rigorosamente a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000). Entre os pontos destacados estão a necessidade de dotação orçamentária, a compatibilidade com o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), além do cumprimento dos limites legais de despesa com pessoal.

Anteprojeto
A Câmara também encaminhou um anteprojeto de lei que reconhece a contagem do período trabalhado durante a pandemia para fins funcionais e autoriza o pagamento dos valores retroativos, caso os estudos técnicos apontem viabilidade. O documento prevê ainda que os pagamentos possam ser realizados de forma parcelada, conforme regulamentação do Executivo.

O Legislativo aguarda agora o posicionamento da Prefeitura após a conclusão das análises técnicas pelos setores competentes da administração municipal.

 

📲 Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais

 

OUTRAS NOTÍCIAS