25.1 C
Ilha Solteira
quinta-feira - 23 maio - 2024
HomeCâmaraCâmara aprova pedido de informações sobre uso de veneno no bosque da...

Câmara aprova pedido de informações sobre uso de veneno no bosque da “Cidade da Criança”

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

A Câmara de Ilha Solteira provou na noite desta segunda-feira (18) requerimento de autoria do vereador Cícero Aparecido da Silva (PDT), solicitando informações sobre o uso de veneno no bosque da “Cidade da Criança”. O parlamentar também pediu informações sobre a Expo Ilha 2023 e a FAPIC 2022, que também foram aprovadas pelo legislativo.

No requerimento, Cícero questiona se a Prefeitura de Ilha Solteira, por meio de servidores municipais ou empresas terceirizadas, está utilizando veneno para matar a vegetação existente embaixo das árvores do bosque existente na “Cidade da Criança”.

O vereador também questiona se a Prefeitura de Ilha Solteira recebeu alguma solicitação para verificar o uso de veneno no local.

Cícero também questiona se se a Prefeitura possui algum estudo se a utilização de veneno em áreas arborizadas, como a existente na “Cidade da Criança”, para combater a vegetação rasteira, pode trazer algum tipo de prejuízo para as árvores.

O vereador justificou o pedido de informação afirmando que a ANVISA publicou uma nota técnica afirmando que os herbicidas são produtos agrotóxicos “essencialmente perigosos” e que sua utilização, “mesmo no meio rural, deve ser feita sob condições de intenso controle”, tanto no momento da aplicação quanto depois, no isolamento da área afetada. O referido texto alerta que esse uso é “impraticável” nas cidades, citando riscos para as pessoas e animais.

Cícero também apresentou uma foto (acima), que mostra parte da vegetação rasteira verde e outra já morta.

Outros
O vereador Cícero Aparecido da Silva também pediu cópia do contrato de uso do recinto de exposições para a realização da Expo Ilha 2023, que será promovida de 11 à 14 de outubro. O evento é privado e não conta com a participação da Prefeitura.

O parlamentar também está solicitando várias informações referentes à FAPIC 2022. Ele está solicitando a prestação de contas do evento, assim como cópias do Alvará de Funcionamento expedido pela Prefeitura de Ilha Solteira, Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, Alvará da Vigilância Sanitária, Alvará da Vara Judicial da Infância e Juventude (e outras autorizações, eventualmente solicitadas pelas autoridades competentes), do seguro pessoal para o público e peões envolvidos no evento e Termo de Referência que autorizou a realização do evento.

Siga o ilhadenotícias.com no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook

OUTRAS NOTÍCIAS