Douglas Cossi Fagundes
Da Redação
A Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand sediou novas atividades literárias no último fim de semana, como parte do projeto “Manhã Literária – Afrocentrando”, que tem como foco a valorização da cultura afro-brasileira e africana.
+ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp
Na sexta-feira (26), foi realizada mais uma edição do “Leiturinha”, conduzida pelos mediadores Brian Costa e Quézia Rodrigues, da Cia. Melissa & Paulo. O livro escolhido foi O Espelho de Lelê, de Valéria Belém, com ilustrações de Alexander Vinicius. A obra conta a história de Lelê, uma menina que, ao estranhar sua própria imagem no espelho, inicia uma jornada de autoconhecimento, redescobrindo sua força, beleza e ancestralidade. Após a leitura, as crianças participaram de atividades artísticas e criativas, tornando o encontro lúdico e participativo.
LEIA TAMBÉM
EDUCAÇÃO: UNESP, ETEC e Fatec de Ilha Solteira seguem com inscrições abertas para vestibulares
CULTURA: Festival Nacional de MPB terá músicas de dez estados; Paulistas e mineiros são maioria
CÂMARA: Câmara conclui votação, mas armamento da Guarda Municipal ainda depende de novas etapas
No sábado (27), foi a vez do Clube de Leitura “Ler é Viver”, que discutiu o conto A Gente Combinamos de Não Morrer, do livro Olhos D’Água, da renomada escritora Conceição Evaristo. O bate-papo, mediado por Edilva Bandeira, doutora em Estudos Literários, incentivou a troca de impressões e reflexões sobre a obra.
Programação continua nesta semana
As ações do “Manhã Literária – Afrocentrando” seguem durante a semana na Biblioteca Municipal.
Quarta-feira (1º), às 8h30 – apresentação da contação de histórias Flicts, de Ziraldo, pelos atores Paulo Jordão e Melissa Nascimento, em uma proposta que une leitura, teatro e música.
Sexta-feira (3), às 13h45 – nova edição do Leiturinha, com os livros Da Minha Janela, de Otávio Júnior, e Quero Colo!, de Stela Barbieri e Fernando Vilela. O primeiro retrata a vida observada da janela de uma favela carioca, revelando diversidade e aprendizados; já o segundo valoriza o afeto ao mostrar, em diferentes culturas, o gesto universal de acolhimento do colo.
Literatura e valorização cultural
O “Manhã Literária – Afrocentrando” busca incentivar a leitura desde a infância, ampliar repertórios culturais e promover uma sociedade mais justa e plural. A iniciativa é realizada pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, com execução da Brigueiro Participações e Serviços Teatrais e da Cia. Melissa & Paulo Teatro, em parceria com o Coletivo Celeiro Cultural e a Prefeitura de Ilha Solteira, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui
Receba notícias pelo Whatsapp
Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome
O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto
Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais































