28.5 C
Ilha Solteira
terça-feira - 2 setembro - 2025
HomeCidadeBiblioteca de Ilha Solteira continua fortalecendo cultura e identidade com o projeto...

Biblioteca de Ilha Solteira continua fortalecendo cultura e identidade com o projeto “Manhã Literária – Afrocentrando”

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

A Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand, em Ilha Solteira, segue sendo palco de uma intensa programação cultural com o projeto “Manhã Literária – Afrocentrando”, realizado pela Brigueiro Participações e Serviços Teatrais e pela Cia. Melissa & Paulo Teatro. A iniciativa tem promovido encontros que unem literatura, música, teatro e debates, estimulando a imaginação das crianças e ampliando a reflexão sobre identidade, diversidade e cultura negra.

✅ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp 📲

Recentemente, a Biblioteca recebeu a palestra “Ilha Solteira: memórias e histórias de segregação”, ministrada pela professora Simone Bonfim, diretora da Emef Paulo Freire. Especialista em Gestão Escolar e Psicologia Aplicada à Educação e mestre em Ensino e Processos Formativos pela Unesp, Simone é autora de diversas publicações científicas sobre Educação para as Relações Étnico-raciais. Durante o bate-papo, ela apresentou sua pesquisa sobre a história da construção de Ilha Solteira, com foco na segregação social e racial, além de refletir sobre o papel da literatura infantil e juvenil no combate ao racismo.


🚨LEIA TAMBÉM🚨

👉CIDADE: Agosto é o mês mais seco do ano em Ilha Solteira, com menos de 10% da chuva prevista

👉PREFEITURA: Prefeitura de Ilha Solteira divulga novo cronograma da coleta seletiva

👉SEGURANÇA: Reconstituições não esclarecem caso e corpo de Carmen continua desaparecido


Na última sexta-feira (29), foi realizada mais uma edição do “Leiturinha”, com a apresentação do livro “Antônia”. A obra conta a história de uma criança negra nordestina que, curiosa sobre o mundo, carrega em sua identidade as marcas e memórias de seus ancestrais africanos e o sotaque característico da região. Após a leitura, as crianças participaram de uma atividade artística inspirada na narrativa.

Já no sábado (30), a Biblioteca recebeu o Clube de Leitura “Ler é Viver” para um bate-papo sobre o livro “Olhos D’Água”, de Conceição Evaristo. Mediado por Edilva Bandeira, doutora em Estudos Literários, o encontro promoveu a leitura coletiva do conto que dá nome à obra, seguido de um diálogo no qual os participantes compartilharam suas impressões sobre a escrita de Evaristo.

Próximo encontro
Na próxima sexta-feira (5), às 15h30, acontece mais uma edição do “Leiturinha”, desta vez com o livro “Baobá”, de Laura da Silva Prates. Símbolo da cultura africana, o baobá representa sabedoria ancestral, resistência e força que atravessam gerações.

Cultura e transformação
Mais que um calendário de atividades, o Afrocentrando tem promovido acesso à leitura, à cultura e ao diálogo sobre questões sociais relevantes. A ação é realizada pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, por meio da Política Nacional Aldir Blanc e do ProAC SP. A execução é da Brigueiro Participações e Serviços Teatrais e da Cia. Melissa & Paulo Teatro, com apoio do coletivo Celeiro Cultural e da Prefeitura de Ilha Solteira, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

 

📲 Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais

OUTRAS NOTÍCIAS