Douglas Cossi Fagundes
Da Redação
Avaliação de Densidade Larvária (ADL) realizada pela Vigilância Sanitária, coloca Ilha Solteira em alerta em relação à dengue. Apesar disso, a doença segue sob controle em Ilha, com bem menos casos registrados do que em 2023 (leia abaixo).
+ ✅ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp 📲
Durante a ADL, agentes da Vigilância Sanitária encontraram larvas em casas de Ilha Solteira. O material recolhido foi enviado para análise da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), que incorporou a antiga SUCEN, que deixou de existir, confirmando que eram larvas do aedes aegypti.
O porcentual do índice de infestação é estabelecido pelo número de imóveis visitados e da quantidade destes imóveis em que foram coletadas larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya, zika vírus, e febre amarela em áreas urbanas.
🚨LEIA TAMBÉM🚨
👉TURISMO: “Aguapés” invadem praia de Ilha Solteira e criam barreira no acesso ao rio
👉CIDADE: Mesmo com estiagem longa, reservatório de Ilha está cheio e é o 10º do país em volume
👉CÂMARA: Câmara aprova venda de 40 terrenos; Prefeitura pode arrecadar R$ 6,7 milhões
De acordo com o Ministério da Saúde, o ideal é que o Município atinja até 1% na ADL (uma casa com larva para cada cem visitadas). De 1% até 3,9% é considerado como situação de alerta e, superior a 4,0% dos imóveis visitados, existe risco de epidemia.
Em Ilha Solteira, o resultado da avaliação realizada em julho foi de 1,16 %. Bem menor do o registrado em março e janeiro, 3,83%.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a queda foi significativa. Porém, é preciso que cada um continue fazendo sua parte, eliminando possíveis criadouros do mosquito.
Vale ressaltar que a ADL pauta o trabalho da Vigilância, nas ações de combate à dengue e outras doenças.
🦟Ilha tem 37 casos de dengue em 2024🦟
De acordo com o Painel de Monitoramento da Dengue do Governo do Estado de São Paulo, são 37 os casos de dengue confirmados em Ilha Solteira nos seis primeiros meses do ano.
O Painel também aponta que há outros 38 casos prováveis e 1 em investigação.
Apesar disso, o número de casos positivos é considerado baixo, principalmente se comparado ao total confirmado em 2023, 239 casos.
📲 Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui
Receba notícias pelo Whatsapp
Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome
O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto
Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais