23.9 C
Ilha Solteira
sábado - 30 agosto - 2025
HomeCâmaraO que pediram os vereadores: Roçagem, refeições para guardas, criação de novos...

O que pediram os vereadores: Roçagem, refeições para guardas, criação de novos cargos e de programa de reciclagem orgânica e informações sobre AVCBs de escolas, programa de aquisição de alimentos e ciclovia

Douglas Cossi Fagundes
Da Redação

Os vereadores de Ilha Solteira apresentaram quatro indicações e três requerimentos na sessão da Câmara desta semana, com pedidos ao prefeito Otávio Gomes (PSD).

+ ✅ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp 📲

Vereador Cícero Aparecido da Silva (PDT)

O vereador Cícero Aparecido da Silva (PDT) quer que a Prefeitura forneça alimentação para os integrantes da Guarda Municipal. “O fornecimento de alimentação para a Guarda Municipal certamente contribuirá para a melhoria das condições de trabalho, especialmente aqueles que trocam turno e trabalham 12 horas diuturnamente”, justificou o vereador.

Vereador Dalmi Guedes Jr. (PL)

O vereador Dalmi Guedes Jr. (PSD) solicitou a roçagem e limpeza na Rua Jorge Amado, Bairro Nova Ilha. “O local carece de roçagem e limpeza. O matagal está alto, prejudicando a visão dos motoristas, atraindo animais peçonhentos para as residências e colocando em risco a segurança dos moradores das imediações”, justificou o vereador.

Dalmi também solicitou a criação de cargos de cuidadores/educadores de crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA). “Há um acentuado crescimento no diagnóstico de crianças com esse tipo de transtorno. Diante disso, entende-se necessária a criação de cargos para cuidadores dessas crianças com necessidades especiais”, justificou o vereador.

O vereador Alberto dos Santos Jr., o Beto (PSD), para que seja feito um estudo para a criação de um programa de compostagem doméstica (reciclagem do lixo orgânico) e da merenda escolar.

Beto explicou que a compostagem, conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos. “Diariamente seja nas residências ou nas unidades escolares, há produção de resíduos orgânicos, seja no preparo dos alimentos ou nas sobras após as refeições. Os resíduos verdes (folhas, gramas, etc.) também podem ser considerados na composição da “matéria prima” no processo de compostagem. Considerando que Ilha Solteira é uma cidade que valoriza a natureza e a sustentabilidade, a compostagem pode se tornar uma prática altamente benéfica para diversas razões, como: educação ambiental, redução de resíduos sólidos, economia financeira, melhoria da qualidade do solo e compromisso com a sustentabilidade”, justificou o vereador.

🚨LEIA TAMBÉM🚨

👉ELEIÇÕES: Faltando 1 mês para o início das convenções, pré-candidatos a vice são definidos

👉EDUCAÇÃO: Associação Comercial ganha Polo EAD da Faculdade do Comércio

👉SOLIDARIEDADE: Vales para a nova edição do “Festival de Caldos”, beneficente ao Hospital, continuam à venda

Requerimentos
O vereador Cícero solicitou informações atualizadas dos AVCBs (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) das unidades escolares de Ilha Solteira.

Cícero afirma que vem cobrando, desde o início do mandato, sobre a falta de AVCB em algumas unidades. “Tem escola sem AVCB há oito anos. Entendemos que esse tipo de regularização deve ser prioridade, uma vez que representa uma garantia de segurança para a comunidade escolar”, afirmou o vereador.

Cícero também questionou se a Prefeitura aderiu ao Programa de Aquisição de Alimentos, na Modalidade Compra Com Doação Simultânea, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Em caso negativo, ele quer saber o motivo. “O objetivo desse programa é para que os Municípios apliquem recursos em operações de compra de alimentos da agricultura familiar e os destinem à doação entre a rede socioassistencial local. Consideramos importante a participação de Ilha Solteira, uma vez que valoriza a Agricultura Familiar, bem como ajuda ilhenses em situação de vulnerabilidade”, afirmou o vereador.

Cícero também solicitou informações sobre a ciclovia existente na Avenida Continental, que teve retirados para a abertura de acessos ao loteamento que vem sendo construído no local.

O vereador que saber se o DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Turísticas), que liberou recursos para a obra, “foi informado sobre a construção do loteamento, cujas entradas, aparentemente, estão em conflito com o projeto original” e se “os trechos da ciclovia retirados serão refeitos pelo loteador ou pela Prefeitura”.

 

📲 Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui

Receba notícias pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome

O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto

Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais

 

OUTRAS NOTÍCIAS