Douglas Cossi Fagundes
Da Redação
Já está em fase de instalação em Ilha Solteira o projeto “Guardiã Maria da Penha”, voltado à proteção de mulheres em situação de violência e que terá atuação preventiva e comunitária da Guarda Municipal.
+ ✅ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp 📲
O projeto busca prevenir e combater a violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial contra as mulheres; monitorar o cumprimento de normas que garantem a proteção das mulheres e a responsabilização dos agressores/autores de violência contra as mulheres; e promover o acolhimento humanizado e a orientação às mulheres em situação de violência por guardas municipais, que atuarão de maneira articulada com o Ministério Público.
🚨LEIA TAMBÉM🚨
👉EMPREGO: Mutirão irá selecionar 390 trabalhadores para usina solar
👉CÂMARA: Câmara aprova reajuste de 3,69% para os funcionários públicos municipais
👉CIDADE: Ilha Solteira tem 96,6% da população com mais de 15 anos alfabetizada
Esses guardas municipais estão sendo, especialmente, capacitados para fazer o acolhimento humanizado, orientar e também encaminhar essas mulheres aos serviços da rede de atendimento especializado, quando necessário.
Segundo o secretário Municipal de Segurança, Renato Augusto Alves, o Município está se estruturando para melhor atender todas as mulheres que serão assistidas pelo projeto. “Estamos capacitando integrantes da Guarda Municipal que participarão diretamente das ações. Realizaremos estudos e pesquisas para irmos aperfeiçoando as políticas públicas que busquem a prevenção e o combate à violência contra a mulher em nosso Município. No campo das ações efetivas, vamos fazer visitas domiciliares periódicas para acompanhamento das vítimas e verificar o cumprimento das medidas protetivas deferidas e adoção das medidas cabíveis no caso de seu descumprimento. Também vamos encaminhar as mulheres vítimas de violência para os serviços da Rede de Atendimento e para o serviço de assistência judiciária de Defensoria Pública do Estado, quando for o caso”, disse Alves.
Blitz
O projeto foi divulgado recentemente, pela Prefeitura e o Ministério Público, em uma bliz realizada no centro da cidade, onde foram distribuídos panfletos com informações e esclarecimentos com o intuito de conscientizar a população, e principalmente as mulheres, sobre as formas de violência e quais órgãos podem dar apoio à mulher.
Estiveram presente na ‘blitz’ a promotora de justiça, Dra. Laís Bazanelli dos Santos, o assessor do Ministério Público, Rômulo, além de integrantes da Guarda Municipal.
📲 Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui
Receba notícias pelo Whatsapp
Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome
O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto
Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais