Douglas Cossi Fagundes
Da Redação
Pela primeira vez na história, as urnas eletrônicas serão utilizadas em Ilha Solteira para o processo de escolha dos cinco conselheiros tutelares no dia 1º de outubro deste ano.
Na última sexta-feira (14), no Cartório Eleitoral, as urnas eletrônicas que serão utilizadas na eleição foram preparadas. O processo foi acompanhado por membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que organiza a eleição, além de alguns candidatos. A presidente da Comissão Eleitoral, Suzana Camargo Rosa, também presenciou a preparação.
A presidente do CCMDCA, Juliana Lacerda Ferreira, disse que o processo eleitoral será “diferente e bem mais rápido. A gente está com a expectativa de antes das 18 horas liberar esse resultado”.
Ela também afirmou que o Conselho e a Justiça Eleitoral estão trabalhando bastante para que a eleição tenha lisura e transcorra da melhor forma possível.

Preparação
A primeira atividade de configuração da urna eletrônica foi a inserção da mídia de carga.
Nessa fase, dados como as informações sobre o Município, as seções eleitorais e os eleitores são gravados na urna.
Depois disso, as mídias de carga foram retiradas para a inserção das mídias de votação, que introduzem os dados dos candidatos e ficam instaladas na máquina para registrar todas as operações.
Também é feito o autoteste, procedimento que verifica se a urna e seus componentes estão funcionando devidamente.
Por último, as urnas foram identificadas, conferidas e embaladas nas respectivas caixas para transporte.
Diferença
Diferente das eleições gerais de cargos majoritários como o de presidente da República, nas quais o TSE coordena o pleito, o processo de escolha dos conselheiros tutelares – além da totalização dos votos – é de responsabilidade do CMDCA.
Outra diferença está na não obrigação do voto. Toda a sociedade pode participar do processo, porém o voto é facultativo. Os jovens acima de 16 anos também estão aptos a votar. Vale ressaltar que, para participar da eleição, não é necessário apresentar título de eleitor, apenas documento com foto e estar em dia com a Justiça Eleitoral.
Participe do processo eleitoral
Ainda que não seja obrigatório, participar do processo é importante, pois se trata da escolha dos representantes que vão garantir os direitos fundamentais de crianças e adolescentes. No dia 1º de outubro deste ano, o voto secreto dos eleitores brasileiros definirá os cinco representantes que irão compor a nova equipe do Conselho Tutelar. Para conferir a lista de candidatos em Ilha Solteira clique aqui.
Siga o ilhadenotícias.com no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui
Receba notícias de Ilha Solteira pelo Whatsapp
Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome
O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto
Os comentários postados neste texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados a sua conta no facebook






























