Douglas Cossi Fagundes
Da Redação
A Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand recebeu oito novos títulos infantis, doados pelo projeto Manhã Literária – Afrocentrando, realizado pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, por meio da Política Nacional Aldir Blanc e do ProAc SP. E ainda sediou duas edições do “Leiturinha”.
+ ✅ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp 📲
As obras entregues são “Chupim”, de Itamar Vieira Junior; “Aminata, a Tagarela”, de Maté; “O Lenço de Cetim da Mamãe”, de Chimamanda Ngozi Adichie; “Meu Crespo é de Rainha”, de Bell Hooks; “Bichos da África – Lendas e Fábulas”, de Rogério Andrade Barbosa; “Olelê – Uma Cantiga Antiga da África”, de Fábio Simões; e dois volumes de “Outros Contos Africanos Para Crianças Brasileiras”, de Rogério Andrade Barbosa. São livros que tratam do reconhecimento e da importância da cultura afro-brasileira, resgatando a ancestralidade como fonte de sabedoria, identidade, pertencimento e criatividade.
LEIA TAMBÉM
EDUCAÇÃO: Prefeitura lança o programa “Zera Fila” e quer 100% das crianças matriculadas nas creches
SEGURANÇA: Homem é preso na zona rural após denúncia de disparo de arma de fogo
Os livros foram entregues pela equipe do projeto Afrocentrando e recebidas por Mara Lopes e Eliana dos Santos, funcionárias da Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand; e Fabiana Alves dos Santos, Diretora Municipal de Cultura. Os novos livros passam a compor o acervo da biblioteca e ficarão disponíveis para empréstimo.
Esta é a terceira doação realizada pelo projeto à Biblioteca, que já recebeu 18 livros no ano passado.
Leiturinha
No mesmo dia da doação, a Biblioteca sediou duas edições do projeto “Leiturinha”, atividade gratuita voltada ao público infantil e que integra a programação do “Manhã Literária”. Nelas, os monitores Quézia Rodrigues e Brian Costa conduziram a leitura coletiva dos livros “O Espelho de Lelê”, de Valéria Belém, e “Lia Lia”, de Cintia Barreto.
A primeira edição contou com a participação do centro infantil Catatau. Já a segunda foi aberta, com a participação e várias crianças e adolescentes.
Após a leitura, os arte-educadores propuseram uma atividade lúdica com as crianças, incentivando a expressão criativa a partir dos temas trabalhados nos livros.
Literatura e valorização da cultura afro-brasileira
O Manhã Literária – Afrocentrando é uma iniciativa que promove oficinas, encontros e atividades culturais voltadas à infância, com foco na literatura afro-brasileira e africana. O projeto busca ampliar o repertório cultural das crianças, estimular o hábito da leitura e valorizar a diversidade, contribuindo para a formação de uma sociedade mais plural e inclusiva.
A ação é uma realização do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, com execução da Brigueiro Participações e Serviços Teatrais e da Cia. Melissa & Paulo Teatro, em parceria com o Coletivo Celeiro Cultural e a Prefeitura de Ilha Solteira, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui
Receba notícias pelo Whatsapp
Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome
O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto
Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais
































