Douglas Cossi Fagundes
Da Redação
O Câmpus de Ilha Solteira do Instituto Federal retoma as aulas nesta segunda-feira, 2 de fevereiro, marcando o início do ano letivo com a chegada de novos estudantes e a implementação de melhorias na infraestrutura e nas ações pedagógicas.
+ NOTÍCIAS: Clique e faça parte do canal do Ilhadenoticias no WhatsApp
A unidade conta atualmente com 225 alunos matriculados nos cursos técnicos em Edificações e Desenho de Construção Civil, ambos integrados ao ensino médio, além da pós-graduação lato sensu – Especialização em Educação Inclusiva. Na modalidade de Educação a Distância (EaD), o câmpus soma 432 estudantes. E nesta semana, a instituição recebe 80 novos alunos.
LEIA TAMBÉM
PREFEITURA: Prefeitura prorroga por mais três meses auxílio emergencial a moradores do Passeio Caruaru
POLÍCIA: Dois são presos por tráfico de drogas no Jardim Aeroporto; PM apreendeu crack e maconha
A primeira semana de aulas será dedicada ao acolhimento institucional, com atividades voltadas à integração e adaptação dos estudantes ao ambiente escolar. O cronograma inclui entrega de materiais, como agendas e livros didáticos, além de palestras e orientações sobre organização da rotina de estudos, com o objetivo de apoiar os alunos no início do ano letivo.
Melhorias na estrutura e Inovação pedagógica
Para 2026, o câmpus apresenta uma série de avanços em infraestrutura. Entre as melhorias já implantadas estão a pintura dos espaços internos e externos, modernização dos banheiros, instalação de videoporteiro e novas lâmpadas nas áreas de convivência.
Também estão previstas, para os próximos meses, a instalação de climatizadores, implantação de plataforma de acessibilidade para o segundo piso, reforma e adequação de espaços destinados a auditório e área de refeição, além da estruturação do espaço do NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas), ampliando o suporte aos estudantes.
As ações integram ainda o Projeto Partiu IF, voltado à ampliação do acesso e à democratização das oportunidades educacionais.
No campo pedagógico, o destaque é a ampliação do Projeto Kindotec, que passa a disponibilizar dispositivos digitais aos estudantes. A iniciativa busca incentivar a leitura, o letramento digital e o uso crítico das tecnologias no processo de aprendizagem.
Segundo o diretor-geral do câmpus, Paulo Martins, os investimentos reforçam o papel da instituição. “Com investimentos contínuos em infraestrutura, acessibilidade e inovação pedagógica, o IF inicia 2026 reafirmando seu compromisso com uma educação pública, gratuita, inclusiva, socialmente referenciada e de qualidade”, afirmou.
Siga o ilhadenotícias nas redes sociais: Whatsapp clicando aqui, no Facebook clicando aqui e aqui, no Instagram aqui, no youtube aqui e no twitter aqui
Receba notícias pelo Whatsapp
Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: 18 99132-5461; 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, informando seu nome
O www.ilhadenoticias.com não autoriza a reprodução parcial ou integral deste texto
Os comentários referentes ao texto são de inteira responsabilidade do seu autor, já que estão diretamente ligados às suas contas nas redes sociais


























